Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Naomi Osaka é Diferenciada por Muitos Aspectos

13 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

Tenho três netos e todos eles nasceram de pais que não são descendentes de japoneses, como os meus filhos, pois a minha esposa também tinha pais que eram emigrantes do Japão. E sou daqueles que acreditam que a miscigenação facilita somas de características pessoais, tendendo a enriquecer muitas de suas qualidades. A bicampeã feminina do US Open, que nasceu de mãe japonesa de pai haitiano, tendo vivido por pouco tempo no Japão, apresenta outras qualificações adicionais que transcendem ao esporte. Ela é hoje uma personalidade mundial que deixa claro sua posição contra a discriminação racial, mesmo que eventualmente imageisto possa lhe causar dificuldades com alguns dos seus patrocinadores que são contra a mistura do esporte com estas questões. No Japão, a tendência dominante é que o pai tenha forte influência nas questões familiares, mas no caso dela parece ser a mãe japonesa, tanto que ela optou pela nacionalidade daquele país.

Naomi Osaka venceu o US Open feminino de 2020, tornando-se por duas vezes a campeã deste torneio

Quando Naomi Osaka usa máscaras com os nomes de vítimas negras de ações absurdas de policiais, ela, como muitos atletas norte-americanos, está se manifestando publicamente contra as discriminações que continuam ocorrendo em diversas partes do mundo. Todos sabem que os japoneses, por habitarem por longo tempo um arquipélago, miscigenaram-se pouco com outros povos, acabando por não se revoltar contra a discriminação racial, o que ela vem enfatizando.

No Japão, a importância da família tende a ser supervalorizada. Um dos meus filhos, quando percorria países próximos ao Himalaia, encontrou um japonês que estranhou o seu nome, que, para evitar homônimos, inclui também o da família de minha esposa. Ele estranhou como era possível ter dois sobrenomes. No caso de Naomi Osaka, poucos sabem o sobrenome do seu pai, ainda que ela deixe clara sua descendência de negros, como no tipo de cabelo que costuma usar.

Portanto, além da qualidade de atleta de alto nível, Naomi Osaka enfatiza suas outras qualidades inovadoras no Japão, que não são os aspectos fortes dos japoneses, mas de uma cidadã mundial. Por ser ainda jovem, ao longo de sua carreira, ela poderá contribuir com inovações que estão sendo minimizadas no universo atual.


2 Comentários para “Naomi Osaka é Diferenciada por Muitos Aspectos”

  1. Gilberto Aguiar
    1  escreveu às 11:02 em 14 de setembro de 2020:

    Naomi Osaka é um exemplo para todas as mulheres negras!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 07:16 em 17 de setembro de 2020:

    Caro Gilberto Aguiar,

    Obrigado pelo comentário, com o qual concordo totalmente.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: