Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisas Sobre a Produção do Trigo no Brasil

23 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um artigo publicado na Folha de S.Paulo por Mauro Zafalon, que costuma escrever sobre produtos agrícolas no Brasil, trata das pesquisas da Embrapa para produzir o trigo de diferentes espécies ajustadas às condições existentes em diversas regiões brasileiras. Os que conhecem um pouco da história agrícola brasileira sabem que a Embrapa foi relevante na introdução dos conhecimentos da Revolução Verde a partir dos anos 1960, contribuindo na introdução de novas técnicas que aumentaram sensivelmente a produtividade de muitos produtos agrícolas no Brasil. De importador destes produtos, o país tornou-se um fornecedor relevante no mundo, com destaque para a soja. Já existem bases seguras brasileiras que aproveitadas podem proporcionar avanços seguros nesta área.

Poucos brasileiros sabem que o Brasil produz, notadamente no Mato Grosso do Sul, é o trigo sarraceno, conhecido pelos japoneses como “soba”, que saudável e até exportado para o Japão. As tecnologias hoje conhecidas permitem que estes cereais de origem das regiões tclip_image002emperadas sejam adaptadas para produção no Brasil Central e até no Nordeste. Osvaldo Vasconcellos Vieira, que trabalha neste setor da Embrapa, acredita nesta viabilidade. Segundo ele, o trigo brasileiro pode exigir menos tempo para a sua produção e é resistente aos fungos que o afeta.

Trigo pesquisado pela Embrapa para se tornar resistente aos fungos que o afeta

Muitos destes trabalhos de pesquisa da Embrapa são feitos em parcerias com os produtores. Com os adequados cruzamentos com as diversas variedades de trigo existentes, muitos deles se tornarão competitivos economicamente, para serem produzidos em muitas regiões do Brasil. Isto já vem acontecendo com muitos produtos e o exemplo mais expressivo é o da soja, que no país começou pelo Sul para se estender praticamente por todas as regiões brasileiras.

Tudo isto exige um trabalho persistente ao longo de muitos anos, mas avanços promissores já estão sendo registrados, como já aconteceu não somente com a soja e outros cereais, como o milho, não somente para a alimentação humana e de muitos animais hoje criados com rações que utilizam estes produtos.

Nossa experiência com o crédito rural no Banco Central do Brasil ou na administração fundiária do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária comprovam que avanços significativos podem ser obtidos, desde que os incentivos governamentais sejam adequados. Não somente para a alimentação dos brasileiros como exportações para o exterior. O Brasil dispõe de pesquisadores competentes para transformar em realidade estas promissoras possibilidades, em condições competitivas no mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: