Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Premiê Suga Difere dos Políticos Tradicionais Japoneses

18 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Os primeiros sinais dados pelo novo governo japonês, que tem Yoshihide Suga como primeiro-ministro, surpreendem os analistas da política do Japão. Ele começou por anunciar o aumento dos impostos, visando à redução da dívida pública do país, que é acima do adequado, mas nunca é popular entre os eleitores. Nomeou Takuya Hirai, ministro de estado encarregado da transformação digital, o que é possível num país que tem um nível de desemprego relativamente baixo. E designou Taro Kono, ministro de estado encarregado da reforma administrativa, visando reduzir a máquina governamental. São medidas ousadas, adequadas para o início do novo governo. Apesar do regime distrital do Japão, sua esposa Mariko Suga, discreta e que era contra o marido pretender ser o primeiro-ministro, não se concentra em atuar em Yokohama, que é sua base eleitoral, mas atua clip_image002incansavelmente pela sua carreira em Tóquio. Tudo difere muito do que é tradicional no Japão.

Dois membros importantes do gabinete recém-formado pelo primeiro-ministro Yoshihide Suga são Takuya Hirai, à esquerda, ministro de estado encarregado da transformação digital, e Taro Kono, ministro de estado encarregado da reforma administrativa. Fotos constante do artigo publicado no site do The Asahi Shimbun, que vale a pena ser lido na sua íntegra

O usual no Japão é que a esposa de um político fique no distrito que ele representa, que no caso de Yoshihide Suga é Yokohama, que fica muito próxima da capital Tóquio, mas foi criado na província de Akita. Ainda que seja originária da província de Shizuoka e tenha agradecido pelo apoio dos eleitores locais, ela costuma ajudar o seu marido nos entendimentos com outros políticos, ainda que de forma discreta, o que vem fazendo há 33 anos. Estes contatos confidenciais são relevantes no Japão, e é preciso contar com alguém de inteira confiança. Ela faz um forte contraste com a esposa de Shinzo Abe que era uma socialite, aparentando ser uma pessoa do povo, como consta do artigo da agência noticiosa Kyodo, publicado no jornal Japan Today.

Yoshihide Suga também era um político dos bastidores, procurando não aparecer muito na mídia japonesa. Mas ele tem plena consciência do que é necessário no Japão, mesmo que seja difícil contar com o apoio de todos. Uma coisa é o que ele pensa e outro o que pode ser realizado, mas até agora está efetuando o indispensável.

O Japão está necessitando passar por uma mudança importante para poder continuar expressivo na Ásia, que está cada vez mais relevante no cenário mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: