Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Superando as Limitações Sempre Existentes

21 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Ao longo do século XX e do atual, muitos são os exemplos das condições adversas que foram superadas pelas criatividades dos diversos povos. Os artistas negros que se destacaram no jazz, mas eram perseguidos nos Estados Unidos, foram para a França, onde conseguiram projeção mundial. Com o fascismo e o nazismo, muitos judeus que eram perseguidos migraram para os Estados Unidos para ajudar no seu desenvolvimento.

image

I               DH – Índice de Desenvolvimento Humano do PNUD, para 2020

O Brasil, com seu vasto e rico território e sua população miscigenada com diversas imigrações, teria as condições para não depender exageradamente do atual governo para o seu desenvolvimento, como já conseguiu no passado. No entanto, continua com esta dependência do governo. Se contasse com um governo razoável, sua recuperação poderia ser mais rápida com a ajuda de sua população e adequada integração no mundo. Necessita-se ainda melhorar o seu sistema político de forma que seus eleitores possam colocar as posições de comando do país nas mãos daqueles que estejam preparados para pensar na coletividade e na distribuição dos benefícios do desenvolvimento com razoável equidade. Concentrando-se somente num grupo restrito que dê suporte ao governo, a sustentabilidade futura do processo aumenta riscos de eventuais rupturas.

Um diagnóstico razoável de sua situação presente seria desejável, para permitir a elaboração de um plano mínimo que deixe claro os objetivos que estão sendo perseguidos, com a escolha dos instrumentos a serem utilizados e a proposta de uma estratégia mínima. O desejável seria que isto ficasse claro no início do mandato, melhor ainda se fosse durante a campanha eleitoral. Alterações constantes das prioridades deixam a população e parceiros no exterior perplexos, notadamente quando mudanças profundas ocorrem em todo o mundo. As naturais aspirações dos governantes por reeleição são compreensíveis, mas sem saber o que se persegue, mesmo os que desejam ajudá-los ficam inseguros, num mundo onde os riscos aumentaram e muitas alternativas estão colocadas por outros países.

Mesmo que existam preferências ideológicas nos diversos governos, na maioria dos países o pragmatismo vem prevalecendo diante de casos concretos que se apresentam. Naturalmente, a rigidez em muitas posições reduzem as possibilidades de aproveitamento das oportunidades que surgem e que não são muitas. No fundo, nem tudo é branco ou preto, mas existe uma ampla gama de tons de cinza intermediários que podem ser escolhidas. Muitas vezes se faz o que é possível no governo, e não o que seria desejável.

Seria conveniente que o Brasil fizesse suas opções com a urgência possível, pois muitos países já as estão fazendo. O país já teve maior importância no cenário internacional, e mesmo contando com condições para um desenvolvimento mais acelerado, vem perdendo posições importantes, com sua população passando por situações precárias, que mal permitem a sua sobrevivência.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: