Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Cidade Sagrada Koyasan do Japão

28 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image001Um artigo de Randiah Camille Green, do GaijinPot, foi publicado no Japan Today, e pode aparentar estranho para os brasileiros que pretendem ser monoteístas, e lá convivem os xintoístas com os budistas da linha Shingon, que o monge Kobo Daishi levou da China no ano 816.

Budismo da linha Shingon, da China, que convive com templos shintoistas em Koyasan, província de Wakayama, no Japão

Koyasan é um lugar para meditação quando alguém se encontra numa encruzilhada da vida. Nos bosques cobertos de musgo, existem muitos templos, xintoístas e budistas, numa região cercada por oito picos de montanhas, considerada um complexo sagrado. Na atmosfera pacífica desta área, foge-se da dura realidade para indicar como seguir em frente na vida, mesmo com muitos problemas. As montanhas formam um lótus em redor da cidade, um dos motivos favoritos dos budistas.

Para entender a tradição local, a viagem pela região deve começar no Santuário Niutsuhime, na cidade de Katsuragi. É um templo xintoísta, que aceitou a chegada do budismo e onde os monges ficam para um treinamento de 100 dias.

clip_image003

                              O Santuário Niutsuhime, xintoísta, na cidade de Katsuragi

Também existe um templo para as mulheres chamado Josenin onde elas vão orar pela sua fertilidade e saúde reprodutiva. O maior cemitério do mundo, Okunoin, fica também na região, com 200 mil lápides esculpidas em pedra, podendo ser visitado à noite com um guia.

clip_image005

                                 O maior cemitério do mundo, Okunoin, com 200 mil lápides

Por mera curiosidade, meu avô materno era escultor destas lápides, só que num templo zen-budista no Japão. Também existe na região um magnífico pagode Konpon Daito, onde existem preciosas peças de pintura com tapeçarias, exibindo o que há de melhor na cultura artística budista no Museu Reihokan.

clip_image007

                     Mandala tridimensional de Danjo Garan e tapeçarias budistas no Museu Reihokan

É por tudo isto que o complexo é considerado sagrado no Japão, valendo a pena se visitado, havendo também muitas outras atrações. Os que desejarem podem passar alguns dias nestes templos, onde são servidas culinárias que respeitam as recomendações religiosas, que certamente alimentam as almas.


2 Comentários para “A Cidade Sagrada Koyasan do Japão”

  1. Vinicius
    1  escreveu às 11:21 em 29 de outubro de 2020:

    Mais um local sagrado que desejo conhecer. Tenho muita curiosidade de conhecer o complexo de templos de Ise e a religião xinto como um todo.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 07:51 em 31 de outubro de 2020:

    Caro Vinicius,

    Obrigado pelo comentário. Realmente, os templos no Japão são muito interessantes, e o xinto apresenta muitos lugares bem conservados, com profundo respeito à natureza.

    Pauo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: