Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Universidade de Harvard Dedica-se a Estudar o Brasil

25 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , ,

clip_image002Jorge Paulo Lemann já mantém um longo relacionamento com a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos. Agora, um professor daquela entidade se dedicará a estudos sobre a educação e desenvolvimento infantil no Brasil, conforme informação divulgadas por Joana Cunha, do Painel da Folha de S.Paulo.

O bilionário brasileiro José Paulo Lemann manterá um professor permanente na Universidade de Harvard para estudos de problemas brasileiros

Todos sabem que a Universidade de Harvard é das mais prestigiosas instituições dos Estados Unidos. Agora, sustentado pelo bilionário brasileiro José Paulo Lemann, manterá um professor permanente daquela prestigiosa universidade para concentrar-se em estudos sobre problemas do Brasil, com foco na educação e desenvolvimento infantil. Isto permitirá estabelecer um paralelo com o que acontece em outros países, fornecendo sugestões para aperfeiçoamento do que se faz neste país.

Este bilionário brasileiro vem se dedicando para as atuações de empresas do Brasil no cenário internacional, elaborando estudos profundos que poderão sugerir novas orientações para equacionar questões fundamentais de longo alcance, como educação e condições para os jovens no país. Como estudos semelhantes são feitos no exterior, as discussões destes temas podem gerar ideias criativas para melhor aproveitamento das potencialidades brasileiras nos seus recursos humanos.

Isto estimulará também na formação de candidatos para o desempenho destas funções no exterior, que poderão resultar em estudos e até livros nas áreas de ciências sociais, sociologia da educação, desenvolvimento infantil, gestão da educação e política educacional. O intercâmbio com profissionais que estejam trabalhando nestas áreas em outros países podem resultar em propostas interessantes aproveitando os conhecimentos já acumulados.

Em qualquer país, o mais importante patrimônio que se possui são os recursos humanos. Alguns países mais experientes vêm tirando o melhor proveito possível com a adoção de uma política eficiente para o seu aproveitamento. Em algumas universidades mais tradicionais, como Harvard, procura se estudar o que vem sendo feito neste setor fundamental.

A nova iniciativa deve ser aplaudida, pois o Brasil, com as limitações atuais, vem fazendo muito pouco no setor educacional. Conhecendo o que vem sendo feito em outros países, podem ser encontrados os meios mais eficientes da política educacional, dentro dos limites de recursos mobilizáveis para tanto.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: