Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

China na Frente do Programado em 5G na Telecomunicação

23 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , , ,

Um artigo publicado por Cheng Yu, divulgado pelo China Daily, informa que em setembro deste ano os chineses já superaram a programação prevista para o ano na introdução do 5G na telecomunicação. Todos sabem que neste setor é que as tecnologias avançadas conhecidas são importantes e, não isolados, dando velocidade e precisão para avanços em outros setores considerados estratégicos. Outros países, inclusive os Estados Unidos, não clip_image002conseguem acompanhar o que está sendo feito pelos chineses no uso destas novas tecnologias.

Um estande exibindo a tecnologia 5G foi retratado em uma exposição do setor em Pequim. [Foto de Chen Xiaogen / For China Daily]

O uso do 5G na China está adiantado neste ano, com 690 mil estações-base para telecomunicação com tecnologia avançada já instaladas até o final de setembro, de acordo com o regulador do setor na China nesta quinta-feira. A informação é de Wen Ku, chefe do Departamento de Informação e Desenvolvimento de Telecomunicações do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação daquele país. Ele afirmou que os chineses atingiram sua meta anual de construção 5G com antecedência e que o ritmo da China aumenta na construção usando a nova tecnologia, inclusive em outros setores. Eles estão na liderança mundial na construção nos próximos três anos, um setor estratégico para estas novas tecnologias avançadas, que tendem a ser usadas em outras áreas.

"A China quer construir redes 5G em um ritmo moderadamente adiantado ao antes programado, já que o país está entrando em um período de liderança na construção destas novas tecnologias nos próximos três anos", disse Wen. Os comentários dele foram feitos um ano depois que a China deu início aos esforços de comercialização do 5G, onde os investimentos com estas novas tecnologias tiveram um crescimento robusto durante o período.

Como líder global em tecnologia sem fio 5G, a China deve responder por 70% do total no mundo. A China consolidou sua posição das conexões 5G globais neste ano, disse a Global System for Mobile Communications Association, uma associação internacional de operadoras móveis.

Este é um dos motivos pelos quais as autoridades dos Estados Unidos ficam irritadas, alegando alguns usos para fins militares. O que se sabe é que estes tipos de avanços não ficam isolados em determinados segmentos de um país, mas tendem a se espalhar por outros. Tudo isto está baseado em muitas pesquisas e acabarão sendo usados em outras áreas.

É evidente que um país em desenvolvimento como o Brasil, que luta com muitas limitações, não pode acompanhar a China em todos os setores, mas, naqueles que pretende ser importante no mundo, deve reconhecer que estes novos conhecimentos desempenham um papel relevante, não podendo ser limitado por considerações de conveniência política de curto prazo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: