Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Contaminação de Trump e Senhora Com o Covid 19

2 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Qual será a estratégia do candidato Donald Trump com a nova situação, quando ele pretendia intensificar os contatos diretos com os eleitores, diante do seu desempenho avaliado como negativo no último debate por muitos analistas. É verdade que parte do aumento das contaminações nos Estados Unidos se deve ao comportamento do seu governo, mas os eleitores tendem a ser solidários com as vítimas em muitas circunstâncias. O seu novo clip_image002esforço para superar as condições desfavoráveis, quando se conta somente com cerca de um mês das eleições, pode se reconhecido por muitos eleitores indecisos.

Os testes efetuados informam que o casal Trump foi contaminado pelo Covid-19, segundo diversos órgãos da imprensa em todo o mundo

As pesquisas de opinião a serem efetuadas nos próximos dias podem dar algumas indicações, mas no complexo sistema norte-americano elas sempre são mais difíceis. Não se trata somente do problema sanitário, mas dos radicais envolvidos, inclusive de jovens de direita, além de muitos outros aspectos que estão influindo nestas eleições, como os raciais e empregos que estão sendo proporcionados aos imigrantes de outros países, planos de saúde para atender parte da população etc.

Todos sabem que os fatos nos Estados Unidos acabam influindo em alguns problemas brasileiros, pois o atual governo de Jair Bolsonaro se considera mais próximo da orientação atual dos norte-americanos. Mesmo nas questões de incêndios que se multiplicam no Brasil, o que foi expresso pelo candidato Joe Biden no último debate acabou sendo contestado por aqui. O mesmo acontece no resto do mundo, ainda que a influência norte-americana venha se reduzindo, notadamente nas pesquisas de novas tecnologias do chamado 5G, que já começa a passar para 6G, com ênfase na telecomunicação de alta velocidade e uso dos dados que estão nas nuvens.

O atual governo norte-americano considera a China o seu polo dialético, inclusive nas questões militares que envolvem os oceanos asiáticos. O governo brasileiro enfrenta o dilema dos chineses serem um dos principais importadores de produtos brasileiros, além das possibilidades dos investimentos em infraestrutura, notadamente quando surgem diferenças com os países europeus na preservação do meio ambiente, que afetam as relações da Comunidade Europeia com o Mercosul. A diplomacia brasileira não vem revelando a flexibilidade e o pragmatismo indispensáveis, considerando formas adequadas de convivência com os norte-americanos.

Por mais que todos os países considerem prioritários os seus interesses nacionais, ainda os relacionamentos externos precisam ser considerados dentro dos seus limites. Os resultados das eleições dos Estados Unidos merecem as atenções dos brasileiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: