Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Diferenças Culturais na Passagem do Ano

19 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

Existem alguns países, como o Japão, que preparam com a devida antecedência as refeições da passagem do ano, chamado “osechi”, enquanto no Brasil costuma-se fazer tudo em cima do hora. Diante da pandemia do Covid 19, que inibe muitas pessoas procurarem os rclip_image002estaurantes em grupos para as comemorações da passagem do ano, em meados de outubro muitas empresas japonesas já planejam como superar as atuais dificuldades e até coseguirem aumento das suas vendas.

Uma refeição tradicional japonesa "osechi" para uma pessoa é mostrada nesta foto fornecida pela loja de departamentos Hakata Hankyu

Um artigo preparado por Hiroshi Hisano do jornal japonês The Mainichi informa que muitas empresas japonesas estão planejando o fornecimento de refeições completas, até aumentando o que já aconteceu no passado. Com as dificuldades atuais, muitos farão suas refeições em suas residências e algumas empresas programam o aumento dos seus movimentos com relação ao passado. Muitos japoneses, que programam visitar seus pais em suas regiões de origem ou aproveitam os feriados para viagens para o exterior, devem permanecer nas suas residências neste ano.

As variedades das ofertas atuais são elevadas, procurando-se planos que melhor resistem aos transportes, havendo os que contêm também pratos chineses, outros semipreparados para serem finalizados em casa. Alguns atendem somente um casal, outros servem grupos como de quatro clip_image003pessoas. Os empresários estão otimistas, esperando que seus movimentos aumentem ligeiramente com relação ao passado e os preços não são mais elevados do que foi praticado nos anos anteriores.

Amostras da comida tradicional japonesa do Ano Novo em exposição na loja principal da loja de departamentos Izutsuya em 12 de outubro de 2020. (Mainichi / Hiroshi Hisano).

Normalmente, estas refeições já são preparadas com antecedência para evitar sobrecarregar os preparadores com muito trabalho de última hora. Os japoneses já contam com experiências, pois possuem o costume de preparar os chamados “bentos”, contando com caixas para mantê-los separados e transportáveis, mesmo frios. Alguns trabalhos adicionais estão previstos.

Os trabalhos adicionais precisam ser planejados, pois sobrecarregam os que já estão sendo executados normalmente para atender os clientes usuais. Isto não está acontecendo somente com algumas lojas, mas a maioria delas planeja com a devida flexibilidade, pois não se pode ter absoluta segurança do que vai acontecer na passagem deste ano. Mas há certo otimismo, esperando-se que as dificuldades maiores já foram transpostas, como é usual entre os bons empresários.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: