Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Facetas Humanas de Pelé

24 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , ,

clip_image002É mais que natural que todos se lembrem dos aspectos brilhantes de Pelé, um herói como poucos num mundo cada vez mais carente de heróis, mostrando a importância dos esportes. Mas todos os seres humanos possuem as qualidades que são ressaltadas quando se completa 80 anos e também suas naturais limitações são lembradas, com toda franqueza possível. Se assim não fosse, eles seriam deuses e não humanos.

Olimpio da Silva e Sá, da Gazeta Esportiva, e Pelé

Meu pai teve muita ligação com os esportes, principalmente com o beisebol e o sumô, sempre como voluntário. Um dos seus amigos era Olimpio da Silva e Sá, que foi secretário-geral da Gazeta Esportiva, um jornal importante, principalmente em esportes, e por muito tempo foi presidente da Federação Brasileira de Beisebol e Softball, sem nenhuma remuneração.

Os dois foram importantes para criar o Estádio do Bom Retiro, especializado em beisebol, trabalhando voluntariamente. Ele convidou meu pai a conhecer pessoalmente Pelé, ainda quando começava a ser um jogador importante de futebol no Santos Futebol Clube.

Todos conhecem as maravilhas das jogadas de futebol, mas como profissional ele apegava-se em conseguir as vantagens possíveis por ser famoso. Quando solicitado a figurar numa publicidade do governo brasileiro no exterior, pediu uma verdadeira fortuna pela sua participação, o que impossibilitou a sua colaboração. Num outro evento no exterior, ele ganhou um carro de luxo e pediu ao Ministério da Fazenda isenção dos impostos para importar o veículo no Brasil, o que também acabou sendo negado. Os brasileiros tendem a conseguir vantagens do governo, mas nem sempre pagam os impostos devidos, e Pelé não era uma exceção. Ele também era humano neste aspecto, o que não diminui seus méritos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: