Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inteligência Artificial Usada na Pesca no Japão

19 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Mesmo no mercado de produtos do mar, as novas tecnologias da inteligência artificial começam a ser utilizadas, tanto na seleção das regiões de pesca como na avaliação da clip_image002qualidade do atum no mercado de peixe de Toyosu, em Tóquio. A tecnologia é da Dentsu, que centra suas atividades na publicidade, mas começa a se estender por outros setores da economia.

Tradicionalmente, a qualidade do atum no Japão é avaliada pela quantidade de gordura encontrada na região próxima do seu rabo, mas agora está sendo alterada com o uso da inteligência artificial

No passado, os especialistas levavam mais de dez anos para serem treinados na avaliação da qualidade do atum, o que era feito no mercado de Tsukiji, agora transferido para Toyosu, em Tóquio. Com o uso da inteligência artificial, tornou-se possível uma avaliação mais precisa que pode ser feita por um profissional, mesmo sem um longo treinamento.

Outro peixe muito apreciado pelos japoneses é o chamado saury, semelhante a uma sardinha, mas um pouco maior, que fica ótimo quando grelhado. As melhores localidades para a sua pesca agora clip_image004são sugeridas com o uso de inteligência artificial, aumentando a eficiência desta pesca, cujo produto é até exportado para o Brasil, ainda que congelado.

A região mais propícia da pesca do saury, uma espécie de peixe semelhante à sardinha, é hoje sugerida com o uso da inteligência artificial

O uso de tecnologias avançadas começa se intensificar também em setores tradicionais da economia no Japão, que empregavam técnicas tradicionais por muito tempo. Esta tendência se acentua não somente no Japão, com muita força na Ásia, não se tratando de economia de recursos humanos, mas procura por maiores eficiências nestas atividades.

Se o Ocidente não acompanhar o que está acontecendo naquela parte do mundo, as eficiências nas atividades econômicas tendem a se manter baixas e não competitivas. Com o emprego da inteligência artificial, informações acumuladas por muitos anos, como temperatura das águas, estão sendo fornecidas pelo Japan Fisheries Information Service Center aos barcos de pesca.

A pesca tradicional como a ainda feita em países como o Brasil tendem a ficar cada vez menos competitivas comparadas com países que usam as novas tecnologias, que podem ser aplicadas até em celulares. No caso do atum, estes aparelhos são aproximados em alguns pontos do peixe, dando informações precisas sobre os acúmulos de gorduras que são mais apreciadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: