Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Que Acontece Atualmente nos EUA

9 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

O forte engajamento dos veículos de comunicação social dos Estados Unidos visando às próximas eleições presidenciais e o estranho comportamento individual do presidente Donald Trump dificultam as avaliações do que realmente estaria acontecendo no país líder do mundo. No passado, verificou-se que a situação econômica exerceu um papel relevante nas eleições e o quadro atual é de recuperação, não podendo se subestimar este fato. A pandemia da Covid-19 alterou o quadro na maioria dos países, não havendo a segurança que se observava no passado. Muitos médicos afirmam que esta moléstia afeta o cérebro de muitas pessoas e Donald Trump, que já enfatizava sua avaliação individual, parece considerar pouco as opiniões dos seus auxiliares, inclusive da área médica.

clip_image002

No programa da NHK japonesa, Donald Trump afirma que não participará do debate virtual com o seu adversário Joe Biden, como também consta de outros veículos da imprensa mundial, que valem a pena ser vistos e lidos

Existem os que acreditam que Donald Trump se socorrerá da Corte Suprema dos Estados Unidos, alegando que os votos enviados pelo Correio não apresentam a segurança necessária, se conseguir em tempo a aprovação no Senado daquele país o nome de uma conservadora. Os democratas esperam que o exame desta nova ministra já indicada seja aprovado somente depois do pleito, o que pode não acontecer.

As precárias avaliações preliminares disponíveis nos Estados Unidos dão indícios de que a vantagem do candidato democrata foi ampliada com o último debate, quando Donald Trump já contava com teste que estava contaminado pela Covid-19, mas não adotou nenhuma precaução, afetando até muitos dos seus auxiliares. No debate dos candidatos à vice-presidência ficou a impressão que a democrata contava com melhores condições para conseguir a adesão dos eleitores que ainda estão em dúvida sobre seus votos.

Ainda que haja casos com contaminados, como o primeiro-ministro do Reino Unido, que tenham conseguido maior simpatia, as situações aparentam diferenças substanciais. Mesmo com o atual quadro econômico, há indícios que os democratas estão com maiores possibilidades de conseguir os apoios dos eleitores, no complexo sistema de apuração dos votos dos chamados grandes eleitores, que apresentam diferenças por estados.

Mesmo com todas estas informações, ninguém pode assegurar previamente o possível resultado das eleições. Não se pode subavaliar os que estão no poder, mesmo com suas poucas simpatias pessoais. Não resta senão aguardar que possíveis recursos futuros estejam já totalmente resolvidos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: