Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Riscos Que Não Podem Ser Subestimados

9 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Muitos analistas consideram que Donald Trump, por ter sido afetado pela Convid-19, não teria condições de uma virada nas estimativas de vitória numa eleição que deve ser realizada dentro de menos de um mês. No entanto, ele, que deveria ser considerado como responsável pelas contaminações e mortes nos Estados Unidos, as mais elevadas no mundo atual, está se clip_image002posicionando como uma vitima, havendo possibilidade de sensibilizar os eleitores indecisos, a ponto de conseguir vencer o pleito.

Donald Trump volta do hospital para a Casa Branca, onde deve continuar o seu tratamento da Convid-19, em foto constante de diversos jornais norte-americanos.

Já houve casos em que os eleitores ficaram sensibilizados com a vítima, como no caso do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, cujo prestígio subiu depois do anúncio de sua doença, ainda que numa situação pouco diferente. Donald Trump afirmou que a população não deve temer a Covid-19, sem considerar que existem casos mais agudos como leves. Como presidente dos Estados Unidos, ele conta com toda a assistência médica e hospitalar que não está disponível para toda a população, que precisa arcar com os custos de planos de saúde, principalmente os menos privilegiados daquele país.

Mas a diferença entre os dois candidatos não é muito grande, principalmente quando se considera os sistemas de votos que diferem por estados, não sendo obrigatório para todos os eleitores. Donald Trump vem criticando o sistema de voto pelo Correio, apontando possibilidades de irregularidades que já se observaram no passado.

Em algumas localidades, como a região de Nova York, está se passando por um novo round desta pandemia, com um novo aumento das vítimas de contágios como mortes, obrigando a restrição da volta para as atividades econômicas, como nas lojas e restaurantes.

Como a situação naquele país está polarizada, como vem acontecendo também no Brasil, os fatores emocionais acabam tendo a sua importância. Um grande número de veículos da imprensa já tomaram suas posições, mas tudo pode acontecer ainda nos próximos dias, não havendo nenhuma segurança sobre o possível resultado deste pleito. Como ambos os candidatos já contam com idade avançada, parece que as disputas dos candidatos a vice-presidente podem ampliar a sua importância. Não parece haver uma tendência clara até o pleito, deixando uma situação de elevada expectativa de todos que acompanham a evolução do quadro nas próximas semanas, com influência inclusive para o Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: