Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Robotização Completa da Produção de Sorvete no Japão

3 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , ,

Existe em São Paulo, no bairro de Pinheiros, uma sorveteria que atrai muitos clientes, pois as casquinhas utilizadas são produzidas na hora. Mas, tanto na oferta de variados tipos de sabores como outras tarefas, os empregados são utilizados, quando hoje se procura reduzir os contatos humanos para se evitar as contaminações e redução dos custos trabalhistas. No clip_image002Japão, criou-se um robô de forma atrativa para os clientes para efetuar todos os serviços, sem contato humano. Os sorvetes estão servidos por preços abaixo dos brasileiros.

Feita a encomenda com um cartão, tudo o mais é executado pelo robô, segundo o artigo publicado site do jornal japonês Japan Today, que vale a pena ser lido na sua íntegra

O formato do robô pode se tornar uma forma de diferenciar a sorveteria, principalmente para atrair as crianças, havendo opções para diversos sabores, podendo ser servido também num copo em restaurante. No Japão, onde há excesso de recursos humanos, havendo atualmente uma preocupação com as contaminações, estas tecnologias ficam mais atraentes.

O sistema chama-se Soft Cream Robot e o custo do sorvete fica abaixo do fornecido no Brasil. O cone para receber os sorvetes de diversos sabores fica pronto em 32 segundos, considerando o tempo para todas as tarefas e os preferidos são de baunilha e chocolate, havendo possibilidades para outros. Há opções para algumas coberturas.

Como é sabido, o uso de robô no Japão é intenso para tarefas precisas até nas indústrias sofisticadas, que necessitam de produtos de alta precisão. Estão sendo utilizados na medicina, para cirurgias delicadas.

As tecnologias avançadas acabam sendo utilizadas até para tarefas simples, como a produção de sorvetes, mostrando que são conhecimentos que se espalham de um setor para outros. O Brasil já começa a utilizar alguns robôs, mas ainda levará algum tempo para o seu emprego se tornar generalizado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: