Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tentativa de Avaliação Isenta do que Acontece nos EUA

19 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Todos sabem que os Estados Unidos já tiveram maior relevância mundial, mas, mesmo com a atual realidade, continuam tendo uma importância fundamental no que acontece nos principais países do globo. Como tradicionalmente naquele país os principais veículos de comunicação social tomam uma posição eleitoral clara, a favor dos republicanos ou democratas, deveria haver uma maior clareza no que está acontecendo. No entanto, muitos pesquisados nos levantamentos de opinião pública nem sempre revelam sua verdadeira opinião. Existem muitos fake news que disseminam notícias enganosas e as redes de comunicação social ganharam importância que não tinham no passado. Como tudo indica, as diferenças entre os que são simpáticos ao atual governo e os que são contrários não são grandes e podem ser alteradas por alguns fatos que aconteçam até as próximas eleições. Os votos não são clip_image002obrigatórios e as informações sobre a participação dos eleitores parecem ser elevadas, não havendo segurança sobre se eles chegarão a tempo para serem apurados.

Algumas pesquisas de opinião dão vantagens dos eleitores a Joe Biden sobre Donald Trump, mas o sistema eleitoral nos Estados Unidos difere por estados, dando importância aos chamados grandes eleitores

Mesmo concluída as votações que podem ser feitas pelo correio e antecipadamente, há possibilidades de contestação no Judiciário de possíveis irregularidades. As apurações podem durar semanas em alguns estados e, se as diferenças nacionais não forem expressivas, mesmo naquele país desenvolvido e considerado democrático, a composição da Suprema Corte pode ter importância crucial nas eleições. E tudo indica que os conservadores tendem a ter maioria naquela organização até as eleições, gerando outras incertezas.

Muitos fatores parecem estar influindo nestas eleições nos Estados Unidos. A pandemia da Convid-19 provocou um número assustador de contaminados e mortes, os custos das assistências médicas que são basicamente privadas naquele país aumentaram muito, a recessão econômica provocou um déficit elevado e ainda que o emprego esteja voltando, muitos trabalhadores ficaram desempregados por um tempo, a população teve que sair de sua rotina e o turismo internacional ficou prejudicado, com teatros e restaurantes vazios, muitos negros foram vitimados pela violência policial e demonstrações populares sobre problemas raciais foram grandes nas principais cidades daquele país. Muitos racistas norte-americanos não expressam publicamente suas opiniões eleitorais.

Naquele país, a economia sempre teve importância fundamental nas eleições e ela está se recuperando. O comportamento pessoal do presidente Donald Trump foi sempre muito enfático, havendo alguns republicanos que já declararam seus votos para o candidato democrata, ainda que este também tenha problemas com o seu filho em suas atuações empresariais no exterior. Fica muito difícil expressar o que será o resultante de tantos fatores que estão influindo nestas eleições, mas as bolsas de valores e a cotação do dólar norte-americano não são claramente favoráveis ao governo, que tende a ser muito influente nas eleições. A contraposição exagerada do atual governo contra os chineses gera alguns problemas, pois parte se volta contra o interesse de empresas norte-americanas. Parece que ninguém pode assegurar com certeza o resultado final deste pleito eleitoral, que acaba afetando outros países.

Aos brasileiros não resta senão ficar aguardando o resultado destas eleições norte-americanas, no máximo torcendo por um dos lados de sua preferência. O que parece recomendável é que de forma pragmática, estejam preparados para se ajustar as orientações das autoridades que vencerem o pleito, cujos resultados seguros possam ser conhecidos nos próximos meses.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: