Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Delícias Japonesas Produzidas no Brasil

13 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , ,

Uma matéria publicada no Japan Today mostra que o caqui que é muito adstringente, depois de seco ao sol, fica doce e é muito apreciado pelos consumidores japoneses. A foto mostra este caqui em Katsuragi, na província de Wakayama, no Japão, que está sendo preparado para clip_image002as festas do fim e ano novo, sendo apreciados pelos consumidores, que no final acaba coberto pelo açúcar natural da fruta.

O caqui chamado biombo em japonês é seco ao sol, ficando com uma pequena camada de açúcar natural da fruta, sendo apreciado nas festas de passagem do ano pelos seus consumidores

Alguns migrantes japoneses que se instalaram na região de Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo, trouxeram esta técnica para o Brasil, mas a sua produção está diminuindo, pois seus descendentes não se dedicam às mesmas atividades. Os produtos são idênticos aos do Japão e são deliciosos, apreciados pelos que os conhecem.

clip_image004As novas gerações dos consumidores de produtos japoneses também não conhecem profundamente estas delícias, pois são vendidas somente em lojas especializadas, em pequena quantidade.

O caqui que originalmente era adstringente, depois de seco, fica doce sem exagero, com um pouco de açúcar natural da própria fruta

Os que conhecem o produto brasileiro constatam que as diferenças aos do Japão são mínimas, possivelmente pela intensidade do sol no Brasil.

Este caqui seco seria um produto que poderia ser exportado, não somente para o Japão, como outros países no exterior, pois são resistentes para suportarem meses e transportes a longas distâncias, sem maiores cuidados adicionais. Como muitos produtos japoneses contam com demandas no mundo, principalmente no inverno do hemisfério norte, poderia proporcionar rendas e ajudar a criar empregos que não exigem treinamentos intensivos. O próprio mercado nacional, com um mínimo de divulgação, poderia contar com uma demanda maior.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: