Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades Para Joe Biden Chegar à Presidência

1 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Se existe um problema difícil de chegar a um consenso é quem vencerá no final o próximo pleito presidencial nos Estados Unidos, mesmo com análises acuradas. Postamos um resumo de uma análise feita pela revista The Economist. Outra entrevista de Ricardo Lessa, publicada no suplemento Eu & Fim de Semana do Valor Econômico, foi feita com a cientista política Wendy Brown, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que publicou o livro “Nas Ruínas clip_image002do Neoliberalismo: A Ascensão da Política Antidemocrática no Ocidente”. Ela considera o sistema eleitoral norte-americano antiquado, regionalizado, cambaleante e as eleições não são transparentes e justas.

Professora Wendy Brown, da Universidade da Califórnia, Berkeley, em foto no artigo no site do Eu & Fim de Semana, do Valor Econômico, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Mesmo que as atuais pesquisas de opinião indiquem que Biden consiga uma vantagem de 10 a 12 pontos sobre Trump, os chamados Swing States podem alterar os resultados finais, pois muitos deles adotam sistemas eleitorais diferentes, permitindo acusações que os democratas tenham manipulados alguns resultados. Havendo também a possibilidade que o assunto acabe sendo submetido à Corte Suprema dos Estados Unidos, onde os republicanos contam com maior número de conservadores.

As possibilidades de tumultos nos locais de votação são elevadas. As forças policiais podem ser usadas como pressões. Ainda que muitos problemas raciais sejam locais, há possibilidades de serem transformados em nacionais. Apesar das tecnologias disponíveis, as apurações podem ser alongadas. Os sistemas adotados são arcaicos, principalmente em alguns estados.

O sistema político norte-americano está cheio de gambiarras, não somente por causa dos republicanos, como Obama usou decretos para governar. Nunca houve mudanças substanciais para modernizar o que já existe desde a elaboração da Constituição dos Estados Unidos e tudo acabou ficando frouxo, como afirma à entrevistada.

Estas e outras considerações levam os brasileiros a se preocupar, pois estamos em muitas situações semelhantes às dos Estados Unidos, com alguns agravantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: