Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importância da Vida dos Negros no Brasil

21 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Ainda estamos sobre o forte impacto da forma como João Alberto, um cidadão negro brasileiro foi assassinado pelos seguranças que trabalhavam para um supermercado em Porto Alegre. As investigações mal começaram, mas pequenos grupos de manifestantes já expressaram suas indignações em algumas grandes cidades espalhadas pelo Brasil. A repercussão na imprensa nacional e estrangeira foi mais veemente, mas autoridades chegam a afirmar que não existe discriminação racial no Brasil, como o vice-presidente Hamilton Mourão, e o lamentável presidente da Fundação Palmares que deveria ser o primeiro a cclip_image002ondenar os policiais contratados pela rede de lojas, mas, mesmo sendo negro, vem se postando frequentemente a favor dos que deveriam merecer condenações.

Policiais que trabalham de forma privada para empresas espancaram um negro, provocando a sua morte. Cena captada e divulgada pela TV Globo News

São muitas as evidências que os negros sofrem discriminação racial no Brasil, bastando passar os olhos pelas estatísticas dos que estão presos, desempregados, morando nas ruas e favelas com suas famílias. Apesar dos esforços que começam a ser desenvolvidos no país, são poucos os negros brasileiros que conseguem ascensão social, ainda que tenham qualidades e condições para tanto.

É evidente que investigações de profundidade ainda necessitam ser efetuadas com a máxima isenção. Mas, de qualquer forma, as cenas foram chocantes, falando por si só. Muitas autoridades ajudam a formar um clima de tolerância com os policiais violentos e não efetuam as devidas avaliações de suas personalidades nas suas contratações.

Acontecimentos semelhantes ocorrem no exterior, provocando indignações em todo o mundo. Mesmo que as vítimas tenham um passado que não seja exemplar, os policiais necessitam estar preparados para lidar com os problemas com um mínimo de civilidade. Espera-se que a lamentável morte ocorrida ajude a melhorar as atuações dos policiais que possuem a função de proteger a população.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: