Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Futebol Com Paixão de Maradona

26 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

O futebol é um esporte que desperta paixões. Quando o Japão planejava organizar a sua liga nacional profissional de futebol, muitos estudos foram efetuados, com informações de todo mundo, mas eram mais empresariais, pois a genialidade não é algo que possa ser programada. A China, sempre tirando partido de sua gigantesca população, disseminou o futebol nas escolas primárias na esperança que alguns jogadores excepcionais surgiriam, mas ainda pode clip_image002demorar muito tempo para que isto aconteça. O futebol no Brasil como na Argentina e outros países revelou jovens em campinhos improvisados, muitos nas periferias das cidades, onde se descobre alguns jogadores dotados de especiais habilidades pessoais. Isto aconteceu com Maradona, com Pelé e alguns outros que se destacaram no mundo.

O excepcional jogador de futebol Maradona surgiu num campo da periferia e morreu prematuramente

O futebol destes jogadores fora de série não depende somente de ensinos ou treinamentos, são talentos especiais que são descobertos pelos chamados “olheiros” que conferem as muitas informações que recebem. Poucos são disciplinados e alguns como Maradona reconhecem os erros que cometeram ao longo de suas vidas atribuladas.

Os públicos que acompanham esse futebol são motivados por paixões, beirando o fanatismo. As filmagens existentes de suas jogadas excepcionais são repetidas constantemente e até autoridades são arrastadas pelas descontroladas admirações. Alguns tentam tirar proveito político destes astros destacados que viram heróis nacionais. Até torcedores de clubes internacionais que os contratam entram nas suas ondas que chegam a superar a racionalidade coletiva.

Isto acontece até em períodos de grandes dificuldades e adversidades de um país, servindo para superar eventuais frustrações populares, o que pode ser perigoso. Não parece ser o caso da morte prematura de Maradona, cuja saúde pessoal já vinha sentindo a pouca atenção que se dava a ela.

Não se espera que o vazio deixado por ele possa ser preenchido pelo argentino Messi, pois sua idade já está relativamente avançada, mas certamente surgirão outros jovens dotados de talentos excepcionais, não se sabendo quando e como.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: