Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Outono no Japão

7 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

Muitos estrangeiros que conhecem superficialmente o Japão ficam mais impressionados com as floradas das cerejeiras, que também são ressaltadas pelas agências de turismo. Mas para a clip_image002população local é o outono que se ajusta mais ao espírito dos japoneses, com as folhas coloridas de suas arvores, quando muitos lanches e refeições permitem apreciar o que há de melhor na cultura gastronômica daquele país.

Folhas coloridas das árvores com a imagem do Monte Fuji ao fundo

Os japoneses possuem um espírito nostálgico que se ajusta melhor ao seu outono, tanto para passeios que permitem usufruir das belezas de suas montanhas como culinárias mais apuradas que aproveitam o que há de melhor naquele país. É quando amigos íntimos e de longa data podem partilhar em conjunto o que eles mais apreciam. Tomam-se chás com algumas guloseimas japonesas que não tem sabores chocantes, mas suaves.

Num jantar, partilhando de alimentos sofisticados numa panela comum, quando aparecem os melhores cogumelos chamados “matsutake”, que estão ficando cada vez mais raros, e os importados de outros países asiáticos não possuem os mesmos sabores. Mas poucos ainda sabem distinguir estas diferenças.

Também iguarias que estão se tornando mais raras, como enguias grelhadas, que contam com cotas para serem apreciadas. Ou castanhas ou frutas secas, com sabores que ajudam a lembrar o passado.

Tudo isto hoje é um luxo, pois muitos produtos industrializados procuram preservar aromas que somente as “vovozinhas” ainda sabem como ressaltar. No meio rural, nas montanhas e seus rios, ainda existem produtos que são poucos e podem ser apreciados, colhidos com carinho de forma artesanal.

O outono permite conhecer que ainda o Japão não se resume no corre-corre das grandes metrópoles, mas existem muitos templos onde é possível lembrar que somos seres humanos.


2 Comentários para “O Outono no Japão”

  1. L P ROSENBERg
    1  escreveu às 10:58 em 8 de novembro de 2020:

    Sempre aprendendo com o Mestre!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 04:55 em 10 de novembro de 2020:

    Caro Luís Paulo,

    É uma grande honra conta-lo como leitor. Muito obrigado nestes tempos difíceis.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: