Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Possível em Tempos de Crise

2 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Todos no mundo atual de acentuada crise procuram formas baratas de turismo, aproveitando o que já existe. A imprensa chinesa informa que as estruturas que possuem para receber muitos turistas, até do exterior, estão sendo usados para que a população local conheça as diversas regiões agrícolas daquele país que produzem o que eles necessitam. O mesmo já foi feito nos Estados Unidos por Theodore Roosevelt para superarem a crise de 1929, criando a Tennesse Valley Authority. O Brasil adaptou a ideia, criando a CIBPU – Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai para aproveitamento integral dos investimentos feitos para gerar energia elétrica, usando as represas para o transporte pluvial, irrigação e turismo na região Centro-Sul do país.

Com um mínimo de investimentos, os chineses estão fomentando o turismo interno para que sua população conheça as suas regiões produtoras agrícolas. Algo parecido já ocorreu em 1929 nos Estados Unidos, quando o presidente Theodoro Roosevelt criou a Tennesse Valley Authority para seu aproveitamento integral. O Brasil adaptou a ideia para criar a CIBPU que, além de gerar energia elétrica, aproveitava as águas para o transporte fluvial, contando com meios para os navios superarem as barragens, como também para a irrigação e o turismo. Acabou culminando com a Usina Binacional de Itaipu, onde as tecnologias mais avançadas do mundo foram geradas pelos brasileiros.

Hoje, muitos pequenos turismos permitem que os moradores das grandes metrópoles brasileiras conheçam os sítios onde são produzidos legumes e frutas, bem como pequenas criações de aves e outros animais que fornecem ovos e carnes que vão chegar às mesas das famílias. As crianças, muitas que moram em apartamentos, acabam conhecendo um pouco do que se fazem no meio rural brasileiro.

clip_image004

Pequenos sítios rurais recebem famílias de habitantes urbanos permitindo que as crianças conheçam como são produzidos alimentos que eles consomem

Portanto, faz-se o que é possível aproveitando o que já existe, desde grandes projetos permitindo a sustentação das estruturas existentes para o turismo, que proporciona muitos empregos, como pequenos turismos que ajudam a sustentar o emprego de muitos que se dedicam a estas atividades.

O Brasil conta com muitas empresas de turismo para receber até visitantes estrangeiros, mas com a atual pandemia que atinge o mundo seus movimentos ficaram reduzidos, até para eventos como o Carnaval. Parece que o mínimo indispensável pode ser feito nos arredores das grandes metrópoles, ajudando as crianças a conhecerem melhor o Brasil e o seu meio rural.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: