Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Seres Humanos São Racionais?

23 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Dois episódios diferentes aumentam nossas dúvidas se os seres humanos se distinguem hoje dos outros animais pela inteligência. Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump posterga a aceitação da sua derrota eleitoral, vai jogar golfe enquanto aumentam os mortos e clip_image002afetados com a pandemia Covid-19 daquele país, quando as difíceis e múltiplas medidas de transição para o governo eleito de Joe Biden poderiam estar sendo aceleradas.

Donald Trump joga golfe num período difícil para os norte-americanos. Foto apresentada em diversos jornais no mundo.

No Brasil, um negro foi espancado até a sua morte num supermercado por dois policiais que atuavam na empresa que foi contratada para o seu policiamento. Quaisquer que fossem as razões para o que se viu detalhadamente em filmes longos gravados não justificam a ação. Agora, os advogados dos clip_image004policiais alegam a possibilidade de que a vítima tivesse usado drogas e sofrido um enfarte, quando o laudo da polícia informa que ele morreu em decorrência dos intensos socos que recebeu que o deixou desacordado, não sendo possível ser socorrido pelos que tentaram.

Um negro espancado por dois policiais num supermercado em Porto Alegre. Fotos constantes em diversos jornais

Ficou claro que os policiais contratados pelo supermercado não tinham preparo para estes problemas, atuando com uma violência exagerada, como também foi visto por muitos que lá estavam na ocasião. Havia necessidade de uma atuação diplomática, até para preservar a imagem da empresa. Uma funcionária do supermercado tentou evitar as filmagens e ainda que os dirigentes da empresa tenham condenado a ação, admitindo que tal procedimento não tivesse o seu apoio, o fato foi chocante provocando muitos protestos em todo o Brasil.

Fatos desta natureza só ocorrem quando há uma polarização exagerada na sociedade em que vivemos, onde as autoridades não agem no sentido de evitar inconveniências desta natureza. Esperava-se que a humanidade já tivesse, dentro de um regime democrático, encontrado formas de convivência mesmo daqueles que pensam de formas diferentes.

Resta a desconfortável impressão que estamos regredindo nas formas de convivência social, quando as principais vítimas dos diferentes episódios costumam ser os menos privilegiados. Além da melhor seleção das empresas terceirizadas de alguns serviços, os funcionários precisam estar treinados e preparados para situações adversas. Não importa se existe ou não algum preconceito racial no presente episódio, pois qualquer cliente merece as melhores atenções dos que estão trabalhando para melhor servi-los.

Que estes lamentáveis acontecimentos sirvam de lições para todos, pois os problemas que temos já são gigantescos e precisamos aprender a superá-los da melhor forma possível.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: