Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Algumas Ideias Comprovadas que Ajudam

19 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

As experiências mostram as sabedorias de alguns princípios que foram aperfeiçoados ao longo do tempo. Um monopólio como do Google gera inconvenientes que já eram evitados no clip_image002passado, desde o século XIX. As reeleições de mandatos políticos estimulam ações duvidosas para a sua obtenção, mas as durações dos mandatos poderiam ser mais longas para permitir  executar um programa que, não cumprido, poderiam ser abreviadas legalmente. Parece conveniente que se aprenda com as boas experiências, não insistindo na que gerou muitos problemas.

John Sherman elaborou a primeira lei antitruste dos Estados Unidos, em 1890, para impedir o monopólio em diversos setores da economia norte-americana

No Brasil, já houve períodos em que os mandatos dos presidentes eram de cinco anos, que são suficientes para a execução de um programa. Parece que as possibilidades de reeleição tendem a gerar muitas distorções, pois os que estão no governo procuram usar meios para obterem novos mandatos, notadamente os de comunicação social. Sempre existem novos grupos que podem apresentar programas inovadores que seriam aperfeiçoamentos do que já foi executado no passado, pois a dinâmica da política costuma ser muito ativa.

Mesmo que existam mecanismos para se evitar a perpetuação do mesmo grupo político no poder, os exemplos existentes mostram suas proximidades das ditaduras. Nos regimes democráticos, as mudanças, de tempo em tempo, parecem indicar ser mais saudáveis, dando oportunidades para novos grupos políticos e suas ideias inovadoras.

Os meios de comunicação social vêm se aperfeiçoando em diversos países e muitos eleitores acabam sendo induzidos pelo intenso uso dos mesmos, numa apreciável parcela do governo ou entidades relacionadas. O que aconteceu nos Estados Unidos, recentemente, quando os que se encontram no poder acabam sendo derrotados apesar do intenso uso dos meios de comunicação social governo. O novo governo redobra os cuidados, pois assumem o poder com muitas condições adversas.

clip_image004

O novo governo de Joe Biden se mostra cauteloso com os graves problemas que precisa enfrentar e selecionou os principais auxiliares experientes com funções que já exerceram

É mais que natural que o novo governo norte-americano sofrerá muitos desgastes e os republicanos já se preparam para voltar ao poder. No passado, havia uma carência de tempo para a nova administração, mas na atual velocidade dos acontecimentos não se pode esperar muito. O governo de Joe Biden precisa mostrar rapidamente para que veio e as escolhas dos principais auxiliares parecem promissoras. Seria conveniente que todos entendessem que aquele país é uma verdadeira Federação, além de contar com um Senado e um Judiciário que procuram dar um equilíbrio.

O fato concreto é que o mundo necessita dos Estados Unidos recuperado rapidamente, pois sua importância continua sendo ainda do país mais relevante de todos, com um tradicional regime democrático, com mudanças frequentes de governos sem traumas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: