Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento da Solidariedade Humana no Brasil

6 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

No site da UOL aparecem diversos capítulos elaborados pela ECOA por jornalistas voluntários, que, em capítulos, divulgam várias iniciativas de solidariedade humana no Brasil, muitos relacionados com os fornecimentos gratuitos de alimentos preparados para aqueles que não têm o que comer. Mas também modestos movimentos para assistir aos dependentes de drogas, fornecimentos de livros e outras necessidades, que se espalham pelo Brasil como um todo, atingindo os menos favorecidos. Dão também informações como se poderiam colaborar clip_image002com estas meritórias iniciativas, muitas modestas, de pessoas que também necessitam de apoio para continuar com suas vidas, que chegam até as atividades culturais. Um exemplo interessante está descrito abaixo.

Como Lia Esperança ajudou a doar mil cestas básicas por mês na atual pandemia que atinge o Brasil

Diversos outros casos constam deste site de extremo interesse, mostrando como componentes da sociedade brasileira estão se mobilizando para a sobrevida dos mais necessitados. Uma das primeiras mencionadas foi Telma Shiraishi, proprietária do famoso restaurante Aizomê e que também é a responsável pelo estabelecimento que funciona no Japan House, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Também o conhecido padre Julio Lancelotte está muito ativo neste tipo de solidariedade e Luciana Quintão usa a organização Banco de Alimentação, Socorro Leite que atua com o Habitat, ou Daniel Souza por intermédio da Ação Cidadania. Tássia Bento trabalha com o seu Prato Cheio, Henrique Valença com a sua Marmita do Bem e a Adriana Oliveira que atua no Paraná, por intermédio da Marmita da Terra. Existem também pessoas que completam estas ações com o fornecimento de assistências trabalhistas, como Eliane Moura Martins, pois estão conscientes que não basta fornecer alimentos, mas condições para trabalharem.

Janaina Xavier atua na Cracolândia de São Paulo e Heitor Wernece concentra-se nas atenções nos LGBT. Até o hoje famoso Rodrigo Oliveira, do conhecido restaurante Mocotó, também está profundamente envolvido nestas ações humanitárias. Pessoas modestas como Odilon Tavares fornece livros para os que se interessam em cultura e o entregador de encomendas José Arludo atua no Litoral Paulista. Enfim, os que têm sentimento de solidariedade com os outros não se limitam pelas suas posses.

Estas atuações e muitas outras que existem Brasil afora mostram que a população brasileira tem um forte sentimento de humanidade e solidariedade, desdobrando-se para atender as necessidades dos menos privilegiados, consciente que outras ações mais profundas são indispensáveis, pois as atuações governamentais são limitadas, muitas vezes com desvios relacionados aos seus interesses políticos, notadamente eleitorais.

É tudo muito pouco, mas, comparadas com o passado recente, estas solidariedades que estavam desaparecendo voltam a mostrar os verdadeiros sentimentos da população, procurando minorar as dificuldades por que todos passam.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: