Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Joe Biden Considerado Eleito Oficialmente

16 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , ,

Ainda que o presidente eleito Joe Biden já tenha obtido a maioria absoluta dos representantes dos estados, no complexo sistema eleitoral dos Estados Unidos, derrotando o atual presidente Donald Trump, que continua alegando irregularidades nas votações, muitos desafios já se apresentam, antes de sua posse em janeiro próximo.

Os Estados Unidos vêm registrando nos últimos dias números recordes de mortes e infectados com a Covid-19, mesmo que já se anunciam vacinas para o seu combate. Começam a ser aplicadas nos idosos e profissionais de saúde, mais sujeitos a estes vírus, que apresentam variações que continuam se registrando e mesmos os especialistas não conhecem todos os aspectos que apresentam diferenças pelos diversos países. Não se sabe clip_image002claramente a duração dos anticorpos, havendo alguns poucos casos de reincidência dos vírus em pacientes. As consequências econômicas e sociais desta pandemia são expressivas, exigindo recursos difíceis de serem avaliados, mesmo nos Estados Unidos.

Pronunciamento do presidente eleito Joe Biden, acompanhado de sua vice-presidente Kamala Harris

É mais do que natural que as expectativas com o novo governo sejam elevadas. Os nomes dos principais auxiliares são de administradores experientes, que já exerceram funções importantes variadas posições no passado. Mas o atual quadro é muito diferente dos anteriores, e novos nomes estão sendo adicionados atendendo parte do que os eleitores esperam, com um número elevado de mulheres e não brancos. Até que se forme uma equipe eficiente, é natural que haja algumas divergências pessoais entre os seus muitos componentes.

É inegável que houve uma forte polarização de posições políticas recentemente em muitos países, inclusive nos Estados Unidos. Mesmo que Donald Trump tenha sido derrotado, os republicanos continuam contando com expressivos contingentes de adeptos, bem como muitos aliados no exterior. Muitos norte-americanos têm dificuldades com as ascensões dos chineses e outros povos, depois de um longo período de suas lideranças no mundo pós-guerra.

Outros problemas complexos também estão em pauta, como os climáticos e acidentes geográficos, como terremotos. Até o passado recente, havia uma acentuada globalização, que estimulava o crescimento de muitas economias. Hoje, os Estados Unidos não possuem mais a clara liderança mundial, tanto em problemas tecnológicos como militares, havendo outros países como a China que avançaram em diversos setores, ocupando parte do espaços que eram dos russos e outros povos no passado.

Como ninguém faz milagres, este complexo de muitos problemas exige do novo governo muita competência e paciência, mas as populações estão ansiosas por soluções rápidas. Os meios de comunicação social tornaram-se quase instantâneas e transmitem à população esta ansiedade. Paralelamente, aumentaram as chamadas fake news, iludindo muitos com notícias que nem sempre são verdadeiras. Os veículos tradicionais da imprensa, com menos recursos disponíveis, não conseguem competir com as múltiplas redes sociais, tornando muitas notícias superficiais.

Tudo isto vai exigir dos novos governos muita maturidade, para separar o joio do trigo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: