Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Luta Para a Superação das Limitações Físicas

8 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Existem muitos problemas que a humanidade deseja superar, mas apresentam limitações físicas, que só podem ser resolvidos com criatividade, muito trabalho e tempo para tornarem possíveis as soluções desejadas. Exemplos claros são as vacinas para os vírus Covid-19, pois algumas que já estão sendo aplicadas exigem condições para suas armazenagens abaixo de menos 70º, para as quais o Brasil ainda não dispõe. Mesmo que alternativas possam não agradar algumas autoridades do ponto de vista político, até o momento, são as que podem ser utilizadas para os graves aumentos dos infectados e muitas mortes. Não é possível esperar mais tempo, pois não se consegue manter isolados muitos membros da população, com clip_image002medidas paliativas como uso de máscaras, uso de álcool gel e outras medidas restritivas, principalmente às vésperas das festas de final do ano.

Jovens na Vila Madalena, em São Paulo, sem os cuidados indispensáveis para evitar infecções da Covid-19

As vacinas como as que começaram a ser aplicadas no Reino Unido, com prioridade para os idosos e profissionais de medicina, exigem armazenamentos abaixo de 70º C, o que é bastante raro no Brasil, e não pode ser providenciado com urgência. São lamentáveis restrições que só podem ser superadas com muito trabalho e tempo, não podendo ser acelerado por vontade política.

As alternativas que estão quase concluídas nas pesquisas científicas, mesmo não atendendo alguns desejos políticos, são as que estão mais próximas do alcance das autoridades. Há uma necessidade de pragmatismo, pois não se pode sacrificar mais a população por questões eleitorais.

Isto não vem se observando somente no Brasil, mas também em outros países que apresentam novas ondas de contaminações e mortes. Há um provérbio que diz que quem não tem cão caça com gato, e o tempo é um fator de grande importância, parcialmente condicionado pelas condições climáticas.

Por mais que avanços tecnológicos venham ocorrendo no mundo, ainda existe muitas restrições físicas que não se consegue ser superadas por vontades políticas. Precisamos ter a humildade para admitir que as restrições físicas são difíceis de ser resolvidas com a velocidade desejada, principalmente pelos políticos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: