Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Médico Que Virou Pianista

27 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

O jornal londrino BBC relata um caso real raríssimo, numa entrevista para o jornalista Daniel Gross, onde o médico ortopedista Tony Cicoria, atingido por um raio, passou a se interessar pela música, tornando-se um pianista de sucesso, contando até com uma composição que numa tradução livre ficou com o nome de Sonata do Raio.

clip_image002O médico ortopedista Tony Cicoria foi atingido por um raio, e ele, que não se interessava por música, acabou se tornando um pianista de sucesso, contando até com a sua composição “The Lightning Sonata. Foto constante do artigo no site da BBC de Londres, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Em 1994, o médico ortopedista norte-americano Tony Cicoria foi atingido por um raio, e ele, que não tinha interesse pela música, passou a se interessar por piano, tornando-se um artista de sucesso, tendo até uma composição sua.

Quando ocorreu o acidente, ele passou por uma experiência extracorpórea, achando que tinha morrido. Uma senhora que estava por perto começou a fazer massagem cardíaca. Ele conseguia ver e ouvir as pessoas, mas ninguém era capaz de vê-lo ou ouvi-lo. Ele recusou ser levado a um hospital, passando duas semanas numa situação anormal. Passou a ficar com vontade irresistível de ouvir música de piano, o que não era normal para ele antes.

Além de comprar um CD de música clássica, que era de Vladimir Ashkenazy tocando Chopin, fez um sacrifício para aprender a tocar o instrumento aos 42 anos. Certo dia, ele sonhou com uma melodia que nunca tinha escutado antes, e se deu conta que era sua música.

Ele acabou por abalar o seu casamento, tamanho era o seu empenho com o piano. Em 2004, dez anos após o acidente, ele se divorciou de sua esposa. Acabou por compor sua sonata e foi convidado para seu primeiro concerto ao piano.

Ele se tornou personagem do livro “Alucinações Musicais”, de autoria do neurologista Oliver Sacks. Seu cérebro alterou-se com o choque do raio, preparando-se para o que aquele autor chamou de musicofilia.

Tornou-se novamente mais equilibrado alguns anos depois, reatando o seu casamento. Ele toca muito piano, mas se não tocar naquele dia, não é mais o fim do mundo para ele, como era no passado. Realmente, o que aconteceu é certamente algo muito excepcional.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: