Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudança de Ano no Japão

26 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

Ai Faithy Perez escreveu para Savvy Tokyo um artigo, que foi publicado o jornal japonês Japan Today, listando os hábitos japoneses que marcam a passagem do ano. Há uma tradição chamada Nenmatsu-nenshi, que se traduz como “fim do ano, começo do ano”. Toshikoshi, que literalmente significa “passagem do ano”, a tradição do final do ano japonês, para o shinen, que tem o sentido de “ano novo”. Como o Japão não é predominantemente cristão, mais do que o Natal, esta passagem do ano ganha maior importância cultural naquele país do que no Ocidente.

clip_image002Os japoneses aproveitam o fim do ano para fazer uma limpeza geral, tanto na sua residência como no local de trabalho, que se chama oosoji. Como meu pai era alfaiate, todas as máquinas e o local de trabalho passavam por esta limpeza e manutenção, com a ajuda de todos os empregados, o que é um hábito muito útil em qualquer lugar.

Mesmo um pequeno apartamento passa por uma limpeza geral chamada oosoji (que significa grande limpeza), livrando-se do que não é mais necessário no ano seguinte

Os japoneses mais tradicionais aproveitam a época para elaborar um enfeite para sua residência, chamado oshogatsu kazari, mas muitos não mantêm mais este hábito, pois necessitam de espaço e estão sendo substituídos por pequenas decorações de Natal, mais práticos. Cada peça tem um significado, como os papéis com votos e o bolo de arroz para que tenham um ano sem fome. Cada detalhe tem um sentido, não se tratando somente de estética.

clip_image004

Oshogatsu kazari numa residência

Depois de todos os preparativos, costuma-se apreciar um toshikoshi soba, ou uma ligeira refeição com macarrão de trigo sarraceno, que, sendo longo, significa desejo de vida longa, com pequenas variações nos detalhes dos componentes pelas diversas regiões do Japão.

clip_image006

O toshikoshi soba tem o sentido de desejo de vida longa na passagem do ano, uma refeição ligeira e frugal

Na passagem do ano, toca-se o grande sino de um templo, exatamente à meia-noite, indicando a mudança para o ano novo.

clip_image008

O grande sino de um templo é tocado pelo sacerdote-mor

A primeira refeição oficial do ano, chamado oseki ryori, é preparada com antecedência, envolvendo muitos pratos variados, mas este hábito está se simplificando, pois existem restaurantes que os preparam, quando no passado era elaborado pelos familiares.

clip_image010

Os componentes deste almoço têm seus significados, como longevidade, riqueza, fertilidade

Mas, como uma espécie de café da manhã, existe o chamado ozoni, que ainda costumo preparar eu mesmo. Ele chega a ser perigoso, pois inclui o moti, bolinho de arroz grelhado, que, por ser pegajoso, existem sempre a possibilidade de idosos se engasgarem com ele, correndo até o risco de morte.

clip_image012

Numa espécie de café da manhã, costuma-se apreciar no Japão o ozoni, que é um tipo de sopa, para abrir o ano

Estes eventos foram listados, mas existem muitos outros que caracterizam a cultura japonesa, que não são conhecidos pela maioria dos brasileiros, mas mostram a importância dada ao transcorrer do tempo, que não é tão claro em países tropicais.


2 Comentários para “Mudança de Ano no Japão”

  1. Renato Ishikawa
    1  escreveu às 09:59 em 27 de dezembro de 2020:

    Paulo Yokota e sua equipe muito obrigado
    pelas informações sempre de grande utilidade.
    E muito gostoso a leitura.
    abraços e Parabens.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 04:55 em 28 de dezembro de 2020:

    Caro Renato,

    O Japão também está mudando, e muitas coisas se adaptaram. Mas, parece interessante que algumas coisas que consideramos importantes, continuam sendo praticado, dentro das limitações atuais.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: