Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Empreendedor Social

11 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Há que se admitir que entidades e empresas brasileiras estejam mobilizadas como empreendedor social, a ponto de um suplemento especial de 24 páginas da Folha de S.Paulo, ter divulgado hoje, informando sobre a mobilização para tanto.

No suplemento da Folha de S.Paulo, os assuntos foram separados em blocos, sendo que os que se referem à ajuda humanitária constam das páginas 2 a 9, a mitigação da covid-19 nas páginas 10 a 15, o legado pós-pandemia de 16 a 21, evento virtual na página 22 e o veredicto na página 23, com fotografia dos responsáveis por cada projeto.

Não somente do ponto de vista individual, como de empresas e instituições, os brasileiros estão revelando o elevado espírito de solidariedade com os que estão sendo atingidos pela Covid-19, como a crise que está afetando muitos que ficaram sem empregos e como se alimentar condignamente. Os mais desfavorecidos como aqueles que vivem nas favelas, não contando com energia elétrica, água ou condições para se defender das contaminações e muitas mortes que estão sendo registradas, sem contar com lugares para serem atendidos nos hospitais públicos e filantrópicos que já estão com suas dependências totalmente ocupadas.

Muitas ONGs estão fazendo o que podem, com muitos voluntários trabalhando com riscos de serem afetados. Procuram ajuda das empresas para poder oferecer o mínimo de condições, como alimentos, máscaras, álcool gel e outros meios conhecidos.

Tudo que pode ajudar, mesmo pouco, está sendo feito. Reciclagem de lixos, assistência médica, trabalhos manuais, não se restringindo as grandes metrópoles, como até as áreas rurais e distantes do Brasil. Até o mínimo de conforto dos familiares atingidos estão sendo oferecidos, com conversas mais animadoras com os que estão deprimidos. As empresas estão sendo contatadas para fornecerem produtos com os quais operam.

Os melhores exemplos estão sendo premiados para motivarem outros a ampliar o que podem fazer, pois as ações governamentais são insuficientes. Tudo leva crer que até a superação da atual pandemia haverá demora, pois as autoridades estão trabalhando visando resultados políticos ou eleitorais.

As atuais cifras continuam assustadoras e muitos da população dependem da solidariedade de outros, e as informações é que voluntários estão ativos, revelando o espírito desinteressado com que procuram assistir os mais afetados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: