Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Que Aconteceu Com Jack Ma?

29 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um artigo publicado por Li Yuan no New York Times foi republicado em português no Estadão, mas esta versão estaria completa ou haveria problemas adicionais com o presidente Xi Jinping? Sempre existem possibilidades de desentendimentos adicionais com o líder chinês, que não estariam descritos na matéria.

clip_image002Jack Ma, bilionário chinês, que era professor de inglês, pode ter algo mais que a simples mudança na orientação do governo da China na redução das desigualdades. Foto constante do artigo publicado no site do Estadão, que merece ser lido na sua íntegra

Resumidamente, o artigo publicado originalmente em inglês no New York Times pode estar contando quase tudo, mas deixa dúvidas se algo pessoal tenha ocorrido também entre Jack Ma com Xi Jinping, não se tratando somente da mudança de orientação do governo chinês, visando uma redução da disparidade de renda dos bilionários com os demais chineses. Isto seria uma possibilidade difícil de ser totalmente esclarecida.

Jack Ma, um simples professor de inglês, tornou-se o maior bilionário da China. Supunha-se que esta sua rápida ascensão se devia, em parte, ao suporte do governo daquele país. Sua queda agora deixará dúvidas, num país que não conta com total liberdade para a imprensa, tendo um governo considerado autoritário. Pode ter havido algo mais grave, pois muitos outros bilionários chineses não passaram pela condenação pública que está ocorrendo com ele. Jack Ma fundou a Alibaba, tornando-se concorrente da Amazon, procurava captar volumes recordes de recursos no mercado financeiro mundial, por intermédio da sua subsidiária Ant Group, o que acabou sendo abortado. As dúvidas existentes são legitimas, pois outros grupos chineses não passaram por processos semelhantes e continuam sendo estimulados pelo governo chinês, principalmente na área de produtos para telecomunicações, como no caso da Huawei.

Apesar do que consta do artigo publicado, sempre haverá dúvidas sobre algumas divergências mais graves com Xi Jinping, pois estas questões não são totalmente transparentes como também ocorre na Rússia, onde amigos pessoais de Vladimir Putin se tornaram milionários destacados no mundo.

São bem verdades que também nas chamadas democracias ocorrem estranhos crescimentos de alguns grupos, como nos casos relacionados com o petróleo e outras energias, ou equipamentos militares, que são tratados confidencialmente por se relacionarem com a segurança nacional.

Quando existem muitos militares, até os que ainda estão na ativa, as transparências de algumas questões dificilmente são completas, deixando dúvidas difíceis de serem totalmente esclarecidas, infelizmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: