Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Queda Acentuada na Aprovação do Primeiro-Ministro Japonês

28 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Pesquisa publicada no jornal japonês Yomiuri Shimbun mostra que o prazo de carência dada ao primeiro-ministro Yoshihide Suga esgotou-se rapidament, e a queda da sua aprovação é muito acentuada. Japoneses acham que ele não tem a liderança esperada, notadamente na condução do problema da Covid-19, mas outros problemas com os seus liderados também estão desgastando o seu prestígio.

Apesar de decorrido somente quatro meses depois da posse do gabinete de Suga, sua aprovação caiu de 74% para 45%, ao mesmo tempo em que a desaprovação passou de 14% pra 43%. Muitos entendem que ele não conseguiu reduzir as contaminações e mortes provocadas pela Covid-19, mas existem outros problemas com os membros de equipe. Os problemas começam com o ex-premiê Shinzo Abe, que teria promovido um jantar, apesar da recomendação de se evitar aglomerações de pessoas.

Também o programa de ativação da economia, com o aumento do turismo acabou sendo cancelado, com os riscos envolvidos. O ministro da Agricultura foi acusado de ter recebido recursos dos produtores de ovos.

É quase natural que estes desgastes ocorram ao longo do tempo. O que impressiona é a velocidade com que isto está ocorrendo, mesmo que ainda problemas complexos tenham sido enfrentados. Há uma necessidade de reforma tributária, com o aumento de impostos de vendas, dado o elevado endividamento público do governo japonês.

Como Suga não é um líder carismático, tendo desempenhado funções quase administrativas no governo Shinzo Abe, existem preocupações sobre a sua recuperação num cenário internacional adverso. Com a eleição perdida nos Estados Unidos pelo presidente Donald Trump, continuar aliado daquele país pode ser complicado. Não se conseguiu estabelecer entendimentos com a China, cuja importância no Pacífico continua aumentando, prevendo-se que sua economia possa ultrapassar a norte-americana nas próximas décadas.

Ainda não foi confirmada a reunião de Suga com o novo presidente Joe Biden, que está para ser marcada para breve. Tudo indica que o cenário futuro não seja dos mais promissores para figuras como Suga que aparenta ser mais burocrático.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: