Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Queniana Ganha Prêmio do PNUMA das Nações Unidas

21 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Meio Ambiente | Tags: , , , , ,

Uma matéria de grande interesse prático no mundo foi elaborada por Edith Mutethyna, de Nairobi, Quênia, e publicada no China Daily. A engenheira queniana Nzambi Matee, de 29 anos, abandonou suas outras atividades na indústria de petróleo em seu país e fundou a Gjenge Makers, que transforma resíduos de plástico, que é um problema universal, em material de construção, usado nas pavimentações e outras atividades. Ela resolve problemas com os imageresíduos de plásticos, fundindo a 350º C, gerando um produto mais resistente que os produzidos com o concreto.

Nzambi Matee exibe uma pavimentadora Gjenge feita de resíduos de plástico que estão atrás dela. Foto constante do artigo no site do China Daily, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Hoje, ela é homenageada não apenas por seus familiares e amigos, mas por todo o continente e pelo mundo por ser a vencedora africana em 2020 do Prêmio Jovens Campeões da Terra, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Todos sabem que os resíduos de plástico, difíceis de serem absorvidos pela terra, são dos mais graves problemas mundiais, e esta solução dela é relativamente barata e de grande eficiência.

A jovem de 29 anos foi premiada por seus esforços para solucionar de forma inovadora o desafio dos plásticos no Quênia. Ela vê o prêmio como um reconhecimento pelo seu trabalho árduo em conjunto com sua equipe de nove outras pessoas e diz que a premiação divulgou seus produtos, o que deve permitir que ajude a conquistar mais novos clientes.

Matee é a fundadora da Gjenge Makers, uma empresa social que recicla e transforma resíduos plásticos em produtos de construção, como tijolos de pavimentação, ladrilhos de pavimentação, escotilhas e tampas de orifícios de manutenção. A empresa produz 1.500 pavimentadoras diariamente, a um custo que varia de US$ 8 a US$ 18 o metro quadrado, dependendo do tamanho, cor e design.

Ela estudou nos Estados Unidos, na Universidade de Colorado, tem ideias ousadas que podem resolver problemas universais, criando produtos uteis para a construção civil. Suas placas podem ser usadas na construção de estradas, além de outros usos do setor na construção de residências e edifícios empresariais.

Suas ideias podem ser utilizadas no Brasil como em todos os países, onde os resíduos de plásticos geram problemas graves que causam danos irreparáveis ao meio ambiente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: