Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

21 Sugestões Para 2021 Mais Leve

4 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002O site de O Globo publica um artigo de Rodrigo de Souza resumindo 21 sugestões para que 2021 seja mais leve, com base nas dicas da Monja Coen e Flávia Strauch, da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Outras proposições podem ser cogitadas com base na experiência de cada pessoa, visando um posicionamento positivo que ajudem neste atual processo.

Monja Coen, em conjunto com Flávia Strauch, da Sociedade Brasileira de Psicanálise, oferece dicas para 2021 mais leve, publicadas no site de O Globo, que vale a pena serem lidas na sua íntegra

Todos percebem que ficar insistindo nos aspectos problemáticos não ajudam, e sempre existem dicas positivas que permitem colaborar para a formação de uma rotina mais construtiva, que depende de cada pessoa. Mesmo com a perspectiva de novas vacinas que evitem contágios e mortes, todos devem seguir as principais recomendações dos especialistas, que contêm respaldos científicos. Entre eles, o uso de máscaras, isolamentos das grandes aglomerações de pessoas, uso de álcool gel, sabendo que haverá necessidade de um tempo para superar a atual pandemia da Covid-19, que se observam em muitos países, com mutações. Enquanto isto, as pessoas devem tomar medidas que suavizem os isolamentos das pessoas que não são usuais das características humanas.

A dica mais geral é o uso dos meios eletrônicos atuais para cultivar as amizades já existentes e se possível ampliar as novas, mudando o que já vem sendo feito habitualmente. Os entrevistados recomendam respirar melhor, deixando a coluna vertebral reta, com boca aberta e fazendo barulho, o que tende a evitar a ansiedade quando as pessoas estão nervosas.

Antes de dormir, recomenda-se pensar nas coisas boas, se possível de cinco itens que tenham acontecido durante o dia, desde o nascimento do dia até o seu término. Recomenda-se cuidar do ambiente, como a cama na qual se dorme e se namora, deixando-o limpo e cheiroso, havendo incensos para tanto.

O conhecimento do corpo é recomendável, com a movimentação dos membros, do pescoço, se possível com a janela aberta, recebendo o novo ar. Sair do automático parece útil, pisando o chão, e circulando pela casa, mesmo num espaço limitado. A prevenção é relevante, com as recomendações dos especialistas, ajudando no equilíbrio espiritual.

Não se desesperar parece importante, adaptando-se às limitações existentes, mesmo que isto seja difícil. Cultivar os afetos parece ser relevante, mesmo usando os meios eletrônicos atualmente disponíveis. Agradecer a todos que nos atendam, pois as boas memórias ajudam muitos, mesmo nas coisas mais simples. Lembre-se do que aprendeu, pois sua experiência pode ser aproveitada por outros. A solidão também tem as suas vantagens, como ouvir músicas, ler o que ficou para mais tarde, recordar-se dos fatos passados positivos.

Esqueça-se do eu, lembrando-se das experiências passadas com outros amigos, ouvindo-os. A solidariedade aumentou muito no Brasil, com os mais necessitados e devendo tornar-se um hábito. Ouça mais do que ficar falando, pois todos querem ser ouvidos. Não se distraia, mesmo com algumas coisas pequenas que os incomodem. Propósitos claros ajudam a manter os rumos recomendáveis nas vidas das pessoas.

Seja um cientista, questionando o que é divulgado, algumas vezes incorretamente. Não fique preso ao que ficou pelo caminho, pois existem novas coisas a serem feitas. Estimule a curiosidade mesmo que não seja de assuntos de sua preferência, com trabalhos que continuam sendo feitos pelos inovadores.

Mesmo que nem tudo esteja bem, chorar não ajuda muito, mas pode servir de alívio. Procure ajuda, como dos psiquiatras, pois eles podem perceber o que não seja do seu alcance.

Esta lista preliminar ainda pode ser enriquecida, pois cada pessoa tem experiências e necessidades específicas e, no conjunto, o intercâmbio pode ajudar a todos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: