Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Morte Virou Motivo de Disputa Política

18 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

O artigo publicado por Igor Gielow no site da Folha de S.Paulo deixa claro que a aplicação da vacina para Covid-19 na enfermeira Mônica Calazans, do Hospital das Clínicas de São Paulo, tornou-se um item da disputa de João Doria e Jair Bolsonaro, apesar do lamentável empenho do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Tão logo a ANVISA aprovou por unanimidade o uso emergencial da vacina da Coronavac e da Oxford, ela foi aplicada, com foto publicada pela clip_image002imprensa. A vacina que o ministro da Saúde afirmou que estava em suas mãos só será aplicada no próximo dia 20, quarta feira, possivelmente.

O governador de São Paulo logo após a vacina ter sido aplicada na enfermeira Mônica Calazans, no Hospital das Clínicas de São Paulo

Quando milhares de brasileiros estão falecendo de Covid-19 e haja problemas na disponibilidade de oxigênio em Manaus, no Estado de Amazonas, a foto da primeira aplicação da vacina tornou-se motivo da disputa política. Isto envergonha o Brasil e deverá constar da imprensa mundial.

Todos sabem que o presidente Jair Bolsonaro vinha gracejando com a Covid-19, mas a primeira aplicação da vacina no Brasil tornou-se, para a opinião pública, um símbolo importante na disputa política, quando João Doria aparece como rival nas próximas eleições presidenciais.

Erros homéricos têm sido cometidos, como um avião preparado para ir buscar uma vacina na Índia tenha sido usado para o transporte de oxigênio para Manaus, pois os indianos afirmaram que ainda era prematuro o envio da aeronave àquele país, que está usando as vacinas para serem aplicadas na sua própria população.

Ainda que o Brasil disponha de especialistas nestes assuntos, como no Instituto Butantã, em São Paulo, e na Fiocruz, no Rio de Janeiro, com tradições em outras vacinas, um “bando” de amadores no assunto está cuidando de temas muito complexos de saúde e a logística adequada para colocá-los à disposição da população.

Se a imagem do país já estava comprometida no exterior, com o desprezo com que vidas humanas estão sendo tratadas, lamentavelmente, um país promissor como o Brasil torna-se motivo de risos.

Jair Bolsonaro corre alto risco de ter um destino semelhante ao de Donald Trump, pois a população norte-americana rejeita que ele venha morar perto de suas casas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: