Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Natureza da Humanidade

1 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Se as atuais dificuldades da medicina, da economia e da política são raras pelas suas dimensões na história do mundo, os esforços internacionais que estão sendo feitos para superá-las são igualmente imensuráveis. Na medicina, além das medidas para minorar a pandemia provocada pela Covid-19, outros avanços paralelos estão ocorrendo, ampliando-se muitos dos seus conhecimentos, apesar da aparente rivalidade entre os países nesta corrida desesperada.

Quando vacinas demoravam muitos anos para se tornar eficazes, em menos de um ano já existem muitas alternativas que podem ser usadas. Apesar da aparente perplexidade com a clip_image002falta de conhecimentos completos, a medicina poucas vezes passou na sua história pela ampliação do conjunto do que se sabe, com seus efeitos colaterais expressivos, não se restringindo somente aos problemas atuais.

Atual mundo globalizado, na medicina, economia e na política

Em que pesem as dificuldades econômicas e políticas, aparentando restrições adicionais, muitos países concorrentes estão caminhando em direção ao rápido incremento de suas transações internacionais. Alguns conflitos aparentes decorrem mais dos discursos para efeitos políticos internos de alguns países, o intercâmbio de produtos indispensáveis, tanto para a produção de alimentos como de componentes estratégicos de produtos industriais continuam ocorrendo. O mundo real aparenta ser bem diferente do que são meras palavras e os discursos dos políticos para seus eleitores.

Alguns dirigentes de países importantes, por conveniência dos seus partidários, enfatizam exageradamente suas percepções pessoais, ampliando desnecessariamente as dificuldades que já são enormes para preparo de seus governos para programas que exigem equacionamentos complexos e demorados. Alguns ficam sem condições de vencer as eleições locais, outros correm riscos de inviabilizar suas pretensões futuras, pois seus discursos não produzem milagres, havendo restrições físicas.

No conjunto, todos ficam apreensivos com as muitas dificuldades, ainda que avanços concretos estejam ocorrendo em muitos países. Pode-se afirmar que muito já vem sendo feito em todo o mundo, mas, lamentavelmente, para se chegar a resultados expressivos há que se ter paciência, pois muitas medidas exigem um bom tempo. O que pode se constatar é que em alguns países ainda está sendo feito menos que o necessário, por razões políticas, pois quadros técnicos existem, com experiências em instituições como o Instituto Butantã e a Fiocruz. No caso brasileiro, conta-se também com o chamado SUS – Sistema Único de Saúde, com uma rede de instituições de saúde que pode ser utilizada, de forma nacional, para atender às necessidades da população.

Espera-se que a necessidade premente da população, com muitas mortes e contágios, notadamente dos menos privilegiados, acabem forçando o governo a tomar a ampla lista da necessidade, superando as possíveis resistências de alguns segmentos político-partidários. Mas tudo isto acaba dependendo do engajamento de membros da população que usem os métodos conhecidos como o uso das máscaras, evitando-se aglomerações e outras medidas trabalhosas, mas que se revelam eficientes para evitar contaminações desnecessárias. É indispensável que as recomendações científicas dos profissionais de medicina sejam seguidas, ao mesmo tempo em que as autoridades não se guiem por suas percepções pessoais, causando grandes estragos nos problemas coletivos da população. Parece útil que se aprenda com as experiências de povos que estão conseguindo resultados mais expressivos, que são mais do que possíveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: