Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades Que Estimulam a Criatividade

18 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Neste momento que o mundo sofre restrições de muitos tipos, parece possível aprender com o passado da humanidade que existem formas criativas que ajudam a superá-las. O sociólogo Hiroshi Saito, que estudou a formação do cooperativismo no Japão e ensinou no Brasil, sugeriu que os aldeões de pequenos vilarejos não conseguiam superar sozinhos os problemas criados pelos acidentes naturais, como inundações. Acabou-se juntando aos esforços das diversas famílias para a tarefa, o que teria dado ao início do cooperativismo no Japão.

clip_image002

Enxurradas que provocam danos em algumas regiões do Brasil

Este seria um exemplo interessante mostrando que alguns desafios estimulam formas criativas de trabalho de uma comunidade, evitando as repetições dos acidentes que se observam em algumas localidades brasileiras. Esperar que as autoridades tomem todas as medidas preventivas não parece corresponder à realidade. As próprias comunidades locais necessitam de iniciativas coletivas que minorem parte dos problemas, se possível com o apoio das autoridades.

Na Holanda, por exemplo, algumas regiões já estão abaixo do nível do mar, que continua se elevando nas últimas décadas. Isto acontece também em algumas regiões mais baixas dos Estados Unidos, pois o aquecimento global está provocando degelos, que provocam a elevação do nível das águas em oceanos. Também no Brasil, o mar está avançando sobre as terras no Nordeste, criando problemas difíceis de ser resolvidos. Imaginar que as autoridades farão tudo que é necessário não aparenta ser a realidade, exigindo também ações criativas da população.

clip_image004Como estes problemas naturais, existem muitos outros que exigem a atuação das comunidades. Com a atual crise, muitos desfavorecidos não podem contar com alimentações necessárias. Está se constatando muitos trabalhos de solidariedade que fazem o que é possível, inclusive nas favelas e para os moradores de rua.

Multiplicam-se os trabalhos solidários que ajudam na alimentação dos menos privilegiados

Lamentavelmente, as autoridades brasileiras não conseguem fazer tudo que necessário e a atividades criativas da população estão ajudando a minorar os problemas dos menos favorecidos. Espera-se que este esforço criativo tenha continuidade, evoluindo para atender outras necessidades da população.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: