Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Empresas Japonesas que Resistem ao Tempo

9 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um interessante artigo originalmente publicado no The New York Times foi reproduzido em português na Folha de S.Paulo referindo-se a empresas milenares e centenárias do Japão, que continuam resistindo até a atual crise mundial. Uma pequena loja de mais de mil anos, cujo objetivo não é a dimensão ou o lucro, continua operando para atender aos seus clientes, que clip_image001são os peregrinos que visitam alguns templos e tomam um lanche simples, com um espeto com bolinho de arroz temperado. 

Uma loja japonesa, que serve um bolinho de arroz num espeto há mais de ml anos, resiste à atual crise que afeta o mundo

O artigo menciona que no Japão é onde existem no mundo mais de 30 mil companhias que têm mais de um século, mais de 40% do total mundial, segundo estudo do Instituto de Pesquisa de Gestão Centenária daquele país. Mais de 3.100 delas operam há pelo menos 200 anos, 140 existem há mais de 500 anos, sendo 19 que afirmam existir há mais de um milênio.

Na sua maioria, são pequenas empresas familiares, que continuam trabalhando com poucos produtos, onde o lucro e a dimensão não são os objetivos principais. Um exemplo é a Ichiwa, da família Hasegawa, que produz e vende um espetinho com bolinho de arroz, que atende aos peregrinos que visitam um santuário próximo.

clip_image002Esta empresa familiar já recebeu ofertas para promover vendas online, de produtos similares, mas recusou a oferta. Além do espeto com arroz temperado, serve simplesmente um chá para acompanhá-lo.

O espetinho com um pequeno bolinho de arroz temperado com um tipo de missô ligeiramente adocicado

É impressionante que uma pequena loja familiar, com mais de um milênio de funcionamento, mantenha a sua tradição. Parte disso pode-se atribuir a uma missão quase religiosa de atender aos peregrinos que visitam templos próximos.

Que o Japão seja o país que conta com mais estabelecimentos de pequeno porte, quase familiares, que perdurem por séculos, indicam que estas atividades não sejam as empresariais que existem em muitos países, ainda que elas não sejam tão idosas.



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