Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esperanças Que se Renovam

8 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Observando-se as manifestações nos Estados Unidos e no mundo com os lamentáveis acontecimentos da invasão do edifício do Congresso Nacional norte-americano pelos partidários de Donald Trump, a maioria significativa é de condenação do que aconteceu. Mas é preciso também constatar que as diferenças entre os republicados e democratas são pequenas, na atual polarização que está ocorrendo, e os que apoiam o atual presidente, mesmo com seus absurdos, são muitos.

clip_image001

Fotos da lamentável invasão do prédio do Congresso Nacional norte-americano que consta de muitos jornais no mundo, com a maioria expressiva condenando estas violências, onde alguns perderam suas vidas

Mesmo com muitas manifestações verbais, o prosseguimento da sessão interrompida acabou confirmando a vitória de Joe Biden na madrugada de hoje, até com o apoio de muitos republicanos. Mas as dificuldades que serão enfrentadas pelo novo governo são imensas, no futuro próximo, tanto com a pandemia da Covid-19, como a necessidade de retomar o crescimento da economia mundial, com justiça social. Como acontece frequentemente, o atual governo brasileiro não foi claro na condenação desta invasão, preparando de forma pragmática o relacionamento com o novo governo norte-americano, que já tinha manifestado preocupações com a administração brasileira da manutenção do meio ambiente.

O que se espera é que alguns governos autoritários, cujos dirigentes abraçaram seus pontos de vista individuais, sem estimularem a democracia, estejam em declínio. Mas seria um otimismo exagerado esperar-se avanços significativos, quando ainda existem fortes sentimentos nacionalistas, que dificultam a volta à globalização, que veio ajudando o desenvolvimento de muitos países nas últimas décadas.

O que se pode aguardar é que, mesmo com um ritmo lento de restabelecimento do crescimento econômico democrático, os acontecimentos recentes sejam um ponto de inflexão que restabeleça a tendência que se perdeu. Um dos grandes dramas é que isto ocorra com maior justiça, onde os menos privilegiados tenham oportunidades para voltar a contar com um mínimo indispensável para sair da pobreza absoluta.

O que parece indiscutível é que os acontecimentos de ontem indicam maiores possibilidades de crescimentos, ainda que modestos, dentro de um quadro político democrático.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: