Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Fusão de Empresas Automobilísticas

5 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

A imprensa mundial está noticiando que acionistas de grandes empresas automobilísticas voltaram a acelerar os entendimentos visando fusões, criando um grupo que seria a terceira no mundo em volume de negócios, contando com 400 mil funcionários. Seguiria a Toyota e a Volkswagen e adotaria o nome Stellantis, abrigando 14 marcas emblemáticas, como Peugeot e a Fiat, além da Citroën e Maserati, Fiat e Opel, Peugeot e Alfa Romeo, Chrysler, Dodge e Jeep. clip_image002Todos concordam que a dimensão seria importante, propiciando a economia de muitos custos, mas, visando o futuro, o intercâmbio das tecnologias seria estratégico, o que ainda não ficou muito claro.

As principais marcas escolhidas pelo artigo no site do Estadão

Esta fusão estava sendo planejada em 2018 e ficou prejudicada pela crise do coronavírus, mas agora os acionistas chegaram a um acordo, resolvendo anunciar o início da operação, mesmo num quadro mundial adverso do ponto de vista econômico. Os grupos franceses estão agrupados no chamado PSA e o ítalo-americano FCA. Os responsáveis esperam que a fusão seja concretizada rapidamente.

O valor da operação está estimado em US$ 4,9 bilhões e a sinergia deve garantir a economia de US$ 6,1 bilhões ao ano ao longo do tempo.

A Comissão Europeia deu sinal verde para a fusão. Os responsáveis estão considerando uma questão de sobrevivência e consideram que na próxima década haverá uma redefinição da mobilidade. Evidentemente, parece fácil constatar-se que se trata de uma operação de alta complexidade, envolvendo muitos grupos e que apresentará muitos problemas para poder se efetivar de forma satisfatória.

Os seus dois concorrentes, a Toyota e a Volkswagen, contam com comandos mais claros e existem novos grupos mais ousados, que não necessitam carregar um grande conjunto de problemas, inclusive na Ásia, que deve continuar com seus mercados inovando com veículos menos poluentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: