Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inacreditável Que Invadam o Prédio do Congresso dos EUA

8 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Quem vê pela televisão o que houve no prédio do Congresso dos Estados Unidos não acredita que isto possa acontecer num país que era considerado como um dos marcos da democracia no mundo até o passado recente. Por mais graves que fossem as divergências políticas, nem os chamados bárbaros poderiam provocar um evento desta natureza, mesmo num passado mais distante.

Partidários de Donald Trump invadem o prédio do Congresso norte-americano. Cenas apresentadas pelos órgãos da imprensa dos Estados Unidos

O Congresso realizava uma sessão para homologar os resultados das últimas eleições, que teve ser suspensa. Não há como justificar atos desta natureza, por mais profundas que sejam as diferenças políticas. Quando as manifestações eram verbais, poderia se entender que pequenas minorias estivessem insatisfeitas, mas quando se chega a atos violentos como os atuais, há que se expressar a contrariedade de todos no mundo sobre eventos desta natureza.

clip_image004A magnitude da invasão é de porte para se supor que ela estava planejada e organizada, com portadores de bandeiras e até alguns armados. Isto não honra nenhum país que pretenda ser uma democracia.

Cenas de invasão do prédio do Congresso norte-americano pelos partidários do Donald Trump constantes de diversos órgãos da imprensa dos Estados Unidos

É da natureza das democracias que possa haver demonstrações pacíficas sobre divergências, mas a invasão violenta do prédio do Congresso dos Estados Unidos, com alguns integrantes armados, obrigando a suspensão de uma sessão, chega a ser revoltante, não honrando a tradição democrática do povo norte-americano.

Isto choca o mundo, pois muitos entendiam que aquele país era um dos mais fortes símbolos da democracia. Este tipo de retrocesso pode estimular outros povos que estejam com dúvidas que o poder seja originário da população.

O presidente eleito Joe Biden, num pronunciamento, deixou claro que a invasão não é um protesto, mas uma insurreição. O presidente Donald Trump distribuiu uma nota afirmando que isto decorreu da falta decisão de algumas autoridades sobre alegadas irregularidades, que não conta com nenhuma comprovação.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: