Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Infraestrutura do Sistema de Comunicação no Brasil

18 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Se existe algo que está mudando rapidamente no mundo são os sistemas de comunicação. Os pesados investimentos que os chineses vieram fazendo nas pesquisas tornam usual o chamado 5G, com chips de elevada eficiência. No Brasil, ainda está se chegando ao 4G, reduzindo a capacidade geral de sua concorrência internacional em muitas atividades, cclip_image002omeçando pelos de serviços, como de produtos industriais e até minerais e agropecuários. Muitos equipamentos atualizados usados no setor rural, que operam dia e noite, já estão ligados às cotações dos produtos como em Chicago.

Equipamentos agrícolas sofisticados interligados com as cotações nas bolsas internacionais

Os investimentos efetuados pelos chineses nos centros de pesquisa como empresas, empregando os recursos humanos chamados talentos, que estudaram em Universidades no exterior, mas relevam capacidades para aplicá-los nos equipamentos, como na sua comercialização externa, estão lhes proporcionando vantagens no mundo. Os sistemas brasileiros de comunicação estão atrasados, mal chegando agora aos chamados 4G.

Tanto os celulares avançados, computadores como as empresa de telecomunicação no Brasil estão tentando chegar ao chamado 4G, sendo o 5G ainda um sonho, com algumas exceções. Como algumas distâncias brasileiras são grandes, observam-se defasagens como nos programas de televisão relacionados com os noticiários, da O Globo e suas subsidiárias, o que não ocorre no exterior.

Para a população leiga no assunto, esta defasagem chega a ser estranha, pois não ocorria no passado, mesmo quando os programas incluíam transmissões de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, principalmente. Mas também ocorrem com seus concorrentes em outros grupos e seus canais.

Aqueles telespectadores que acompanham o que ocorre no exterior, mesmo sendo leigos, aparentam possíveis problemas tecnológicos, que se esperam possam ser superados com algum tempo. Mesmo que na televisão isto seja facilmente sentido, o que acontece em outros setores da economia é mais difícil de ser avaliado na sua importância.

clip_image004

Segundo o que está no Google, a velocidade de memória RAM melhora a desempenho dos computadores

Em muitos setores, a surpreendente velocidade possível parece ser relevante, mas é difícil de ser adequadamente avaliado em outros setores. Tudo indica que nas atividades de pesquisas, elas sejam relevantes, diferenciando com o que acontece em outros países. No setor militar e espacial, desconfia-se que fazem importantes diferenças, mas poucos são os que podem indicá-los.

De qualquer forma, para os leigos, as diferenças nos avanços que ocorrem na China e no Brasil impressionam a todos, mesmo que seja difícil quantificá-las adequadamente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: