Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Júri Escolhe Telma Shiraishi a Melhor Chef do Ano

3 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , ,

Acredito que existem pessoas que fazem mais do se espera delas, se destacando e chamando a atenção de um júri formado por um jornal da importância da Folha de S.Paulo. Com pais que viviam em Paraibuna, nos arredores de São Paulo, foi aprovada no curso para estudar medicina na Universidade de São Paulo, mas acabou se desinteressando por esta carreira. Foi se associar ao chef Shin Koike para instalar o restaurante Aizomê, no bairro dos Jardins, na capital paulista, aperfeiçoando-se na culinária japonesa. Foi escolhida para conduzir o clip_image002restaurante da Japan House, na Avenida Paulista. Com a atual crise, iniciou o trabalho de  fornecer refeições gratuitamente aos necessitados.

Chef Telma Shiraishi, escolhida Chef do Ano por um júri formado pela Folha de S.Paulo, proprietária do restaurante Aizomê. Foto constante do artigo no site do jornal, que vale a pena se lido na sua íntegra

O assunto consta de um artigo elaborado por Marilia Miragaia que foi publicado na Folha de S.Paulo. Conheci a chef Telma Shiraishi quando ela iniciou seu trabalho na cozinha do Aizomê. Ela ainda não se destacava, pois o chef Shin Koike já era mais conhecido, com formação no Japão. Mas a sua dedicação conduziu-a à atual posição, acumulando também o restaurante da Japan House, além de outros trabalhos paralelos como os relacionados com o consulado do Japão. Pode-se afirmar que hoje ela está madura, mantendo um estilo próprio, destacando-se entre os profissionais de outras culinárias, promovendo até a venda de ingredientes especializados. Mas ela continua discreta e se é procurada pela imprensa é pela qualidade do seu trabalho, exercido com uma persistência japonesa.

O Aizomê passa, depois de muitos anos, por uma aparência mais atualizada nas suas dependências. O momento, apesar de todas as dificuldades, é oportuno para atualizações, promovendo entregas dos seus produtos para os seus clientes tradicionais. A culinária japonesa é propícia para tanto, tendo a tradição do que se chama “bentô”, pois isto já era praticado no Japão, permitindo acomodar adequadamente os diversos pratos de forma organizada, que fazem parte de uma refeição japonesa, dispensando improvisações.

A culinária no mundo também continua passando por constantes aperfeiçoamentos e a japonesa se destaca neste aspecto. Novos produtos e fornecedores exclusivos se multiplicam. Na medida em que os familiares da Telma Shiraishi sejam da periferia de São Paulo, torna se possível acelerar este processo também por aqui.

Seus pratos contam com apresentações atraentes e muitas cerâmicas de qualidade também são utilizadas, como ocorre com a gastronomia japonesa, que certamente recebeu influências dos arranjos florais. Os japoneses afirmam que se come também com os olhos.

Como Thelma Shiraishi é ainda jovem, aberta para muitas inovações, certamente ela terá muitas oportunidades para inovações em seus muitos trabalhos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: