Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lucidez no Comando da Sociedade Rural Brasileira

5 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Um artigo de extrema importância foi escrito por Marcelo Toledo e publicado na Folha de S.Paulo. Decorre de uma entrevista com a Teresa Vendramini, a nova e primeira mulher que ocupa o cargo de presidente da Sociedade Rural Brasileira. Ela ressalta o bom comportamento do setor no ano passado, inclusive com o aumento do relacionamento pragmático com a China, num período dramático. O problema do gênero dela não deve ser o destaque, mesmo imageporque sua visão é muito mais relevante, tanto do setor rural como relacionamento com a China. Além de pecuarista, ela é formada em sociologia e política.

A pecuarista, socióloga e política, nova presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, concedeu entrevista à Folha de S.Paulo, cuja foto consta do artigo publicado, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Segundo Teresa Vendramini, todos ficaram surpresos com a pandemia que paralisou atividades rurais em todo o mundo como algumas crises importantes do passado. Até problemas pontuais, como o fornecimento de flores da Holambra, foram afetados, como do leite e a elevação inicial do preço do arroz, em parte como reação do mercado mundial e do câmbio. Mas o setor rural brasileiro continuou a trabalhar para atender tanto o mercado interno como externo, onde a China já ocupava uma posição destacada de 40% das exportações rurais brasileiras e necessita ser respeitada. O comportamento do setor agropecuário brasileiro, segundo ela, foi melhor do que muitos esperavam e a queda da economia brasileira seria catastrófica sem a ajuda do setor rural.

A demanda de carne bovina brasileira pelos chineses continuou elevada, mesmo com as lamentáveis colocações ideológicas de alguns brasileiros mal informados, que são pessoais e não do governo. No seu entender, a economia da China continuará importante no mundo do futuro próximo, inclusive no desenvolvimento tecnológico, principalmente rural, necessitando ser devidamente respeitada, como começa a ocorrer no setor diplomático brasileiro.

Ela acompanha os problemas ambientais que afetam a imagem internacional do Brasil, com uma visão geral. Tudo indica que ela é a favor do aumento da produtividade e não extensão da ocupação, mas suas posições são cautelosas, mantendo um bom relacionamento com a atual ministra da Agricultura, que necessita seguir as orientações, algumas vezes equivocadas, da Presidência da República. Ela a considera o principal canal do setor rural para entendimentos com o governo, que continuou aumentando o emprego numa situação adversa.

O setor rural brasileiro conta com uma ampla pauta de assuntos que precisam ser resolvidos, pois muitas vezes os produtores estão sendo apontados como responsáveis por problemas que deveriam ser de outros setores, principalmente governamentais.

A entrevista efetuada com Teresa Vendramini evidencia que a Sociedade Rural Brasileira conta no seu comando com uma personalidade consciente dos problemas existentes, que podem ser minorados por posicionamentos pragmáticos dos brasileiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: