Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ministro Japonês Motegui Toshimitsu em Brasília

9 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

De forma protocolar, o ministro de Negócios Estrangeiros do Japão, Motegui Toshimitsu, visitou Brasília, mantendo um almoço de trabalho com o chanceler Ernesto Araujo e cumprimentando o presidente Jair Bolsonaro. Reafirmaram a importância do Japão como investidor no Brasil e parceiro comercial. Comprometeram-se a aprofundar os entendimentos bilaterais e colaborar inclusive com assuntos internacionais que afetam as relações com seus vizinhos, como a Coreia do Sul e a Venezuela, além das participações em organismos clip_image002internacionais como as Nações Unidas, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE e Organização Mundial do Comércio – OMC.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta o ministro de Negócios Estrangeiros do Japão, Motegui Toshimitsu, em Brasília

Segundo o Itamaraty, os japoneses procuram retornos seguros nos seus investimentos no exterior e buscam um diálogo trilateral com os Estados Unidos, evitando falar sobre os problemas atuais daquele país. Os japoneses esperam que as reformas em andamento no Brasil melhorem o ambiente para os investimentos das empresas japonesas, que já foram mais intensas no passado e poderiam ser mais agressivas. Os dois ministros assinaram acordos de cooperação para exploração do nióbio e do grafeno que ainda se encontram nas intenções, sem se tornar projetos concretos.

A atual situação econômica brasileira vem dificultando o cumprimento de alguns dos seus compromissos de pagamentos com os organismos internacionais, e alguns deles estão atrasados.

As exportações de produtos agropecuários brasileiros para o Japão continuam em andamento, mas são mais expressivos nos voltados para a China. Também os investimentos japoneses na infraestrutura brasileira poderiam estar mais agressivos, mas são mais privados, recebendo muitas vezes o respaldo de entidades governamentais.

Todos sabem que a atual imagem do Brasil no exterior não é das mais brilhantes, pela falta de empenho na preservação do meio ambiente, que contribuiria na redução das tendências para o aquecimento global. Evidentemente, de forma diplomática, estes assuntos não são discutidos, mas não determinam uma agressividade maior nos investimentos, inclusive na melhoria da tecnologia, onde os japoneses poderiam contribuir.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: