Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Biografia de Nara Leão

25 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Tom Cardoso está publicando um livro que pretende ser parte da bibliografia de Nara Leão. Muitos admitem que ela não corresponda à imagem pública dela, sendo diferente da suave cantora de bossa nova. Ela tinha fortes convicções próprias, mesmo que algumas fossem inconvenientes ao sistema autoritário de então. Há quem imagine que ninguém a conhecia completamente, nem o seu novo biógrafo. Eu a conheci pessoalmente em 1985, quando a meu convite ela foi ao Japão, para participar da Expo Tsukuba 85, acompanhado de Roberto Menescal. Não sabia que ela já estava no fim de sua vida, com o tumor que tinha no cérebro.

clip_image002

Nara Leão que faleceu aos 47 anos, sem que ninguém soubesse completamente quem ela era

Tom Cardoso, o autor de um novo livro, “Ninguém Pode com Nara Leão”, confessa que só sabe parcialmente quem ela era. A maioria mantém a sua imagem de uma musa da bossa nova, mas tudo indica que ela tinha suas convicções próprias chegando até a criticar seus principais músicos. Também durante o seu regime autoritário, chegou a manifestar-se contra os militares, criando um mal estar.

Quando a convidei a conhecer o local onde músicos japoneses cantavam algo de brasileiro em Tóquio, ela alegou que estava cansada, o que era justificável com a longa viagem do Brasil ao Japão. E recolheu-se aos seus aposentos no hotel. No dia seguinte que era o dia do Brasil na Expo Tsukuba 85, apesar de já ser no mês de abril, fazia um frio danado que ela aguentou queixando-se de forma elegante, mas apresentou-se ao público.

Ninguém que estava no Japão na época sequer desconfiava que sua doença já estivesse avançando, levando-a à morte em 1989. Mesmo as pessoas que a cercavam no Brasil não conseguiam saber claramente o que se passava com ela.

Mesmo com a nova biografia dela, desconfio que pouco se possa saber adicionalmente quem era realmente Nara Leão, a não ser que ela era uma cantora admirável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: