Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Papai Noel Não Existe na Economia Mundial

27 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Um artigo de Iori Kawate, do jornal japonês Nikkei, informa que os investimentos estrangeiros na China estão superando os que grupos internacionais efetuam nos Estados Unidos. Os clip_image001grandes investimentos chineses em infraestrutura, como uma ponte rodoviária no Tibet, atraíram grupos estrangeiros, que confiam nos retornos econômicos naquele país, ignorando considerações ideológicas. Seriam considerações que deveriam motivar o Brasil, exigindo posicionamentos mais pragmáticos.

Investimentos de grupos internacionais na China superam os efetuados nos Estados Unidos

Se a economia chinesa continua crescendo acima dos demais países, apesar de todas as dificuldades presentes, com pesados investimentos no desenvolvimento tecnológico, os investidores internacionais se sentem seguros dos elevados retornos que conseguem naquele país, notadamente nos investimentos que exigem prazos maiores. Esta realidade deveria estimular também o Brasil, que, por estar recentemente quase paralisado, conta com projetos que podem proporcionar retornos interessantes.

Os retornos dos projetos brasileiros podem ser atraentes, por tirar vantagem das diferenças ocorridas nos anos recentes, que foram quase nulas. Existem algumas manifestações de grupos estrangeiros sobre investimentos na infraestrutura brasileira, mas a perspectivas futuras necessitam de garantias razoáveis.

No momento, alguns projetos industriais de grupos estrangeiros estão sendo encerrados, pelos elevados custos locais, que não permitem investimentos nas melhorias tecnológicas que os deixem competitivos no mercado internacional. Sem expressivos investimentos nas pesquisas, não se pode contar com o que pode acontecer no futuro.

Já existem no Brasil atividades que são competitivas com relação aos outros países no mundo, como no setor agropecuário. Mas suas produções necessitam chegar aos consumidores no exterior de forma competitiva, exigindo substanciais melhoras na infraestrutura de exportação.

Todos os países no mundo estão afetados recentemente por muitos problemas, mas alguns procuram manter o horizonte de longo prazo, onde as pesquisas tecnológicas desempenham um papel de grande relevância. Parece indispensável que se deixe de lado considerações ideológicas, que em nada ajuda, nestes aspectos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: