Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pequenos Produtores Rurais sem o Mínimo Para a Melhoria

23 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Agricultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Já faz cerca de 60 anos do início da chamada Revolução Verde no mundo, que aumentou sensivelmente a produtividade da agricultura, mas os pequenos produtores brasileiros ainda não contam com o mínimo de suporte das autoridades. Muitos fizeram investimentos contando com a energia rural prometida pelo governo, que até agora não foi providenciada. O artigo foi publicado no Estadão por uma equipe, onde Vinicius Valfré elaborou a matéria.

Em todos os países agrícolas, os pequenos produtores são relevantes, inovando com seus trabalhos, diversificando a produção, além de proporcionarem empregos. Mas, sem o fornecimento como da energia elétrica rural, os seus esforços acabam sendo anulados. O clip_image002artigo começa com o caso do produtor Albeni José Meireles, de 49 anos, que trabalha em Luziânia, próximo de Brasília. Ele investiu num pivô central para irrigar a sua agricultura contando com a eletrificação rural prometida pelo governo, que até agora não chegou, causando-lhe grande prejuízo.

O pivô central só funciona com eletrificação rural prometida pelo governo e disponibilidade de água

Com a irregularidade das chuvas na região, como acontece neste ano, o pequeno produtor rural não tem como sobreviver com a sua família. Os investimentos que ele fez só lhe causaram prejuízos, em vez de permitir o aumento da produtividade do seu trabalho. Segundo levantamento da Mc Kinsey, somente 23% dos agricultores brasileiros tinham acesso à internet, que deveria rotineiro para eles.

Outros levantamentos indicam que os grandes produtores, bem ou mal, conseguem aproveitar as pesquisas que foram feitas pela Embrapa, mas os pequenos necessitam também dos serviços de assistência técnica, para uso do que já se conhece. Na realidade, a produção agrícola, seu beneficiamento e comercialização necessitam de um amplo conjunto de diferentes atividades até os produtos agropecuários chegarem aos consumidores de forma eficiente.

Já houve períodos em que muito do que era indispensável era providenciado com a ajuda de entidades governamentais, como relatado por Eliseu Alves, que comandou a Embrapa por muito tempo. Os grandes proprietários contam com os créditos que são proporcionados para a aquisição de equipamentos atualizados que incorporam novas tecnologias, de elevadas eficiências. Os pequenos produtores que são importantes no conjunto das atividades rurais, é que necessitam de algumas atividades governamentais que já atendem aos setores urbanos.

A equipe que colabora com o Estadão procura informar o que ainda está deficiente e que necessita de atividades governamentais que já existiram no passado no Brasil. Outros países do mundo continuam dando estas assistências para os pequenos produtores.

De outro lado, existem bons exemplos que ocorrem em determinadas regiões do Brasil, com pequenos produtores que estão até exportando, como em Jaíba, em Minas Gerais. Estes casos devem ser informados para outros grupos de pequenos produtores, de forma a inspirá-los na procura de atividades inovadoras, não somente pela imprensa, como visitas organizadas para observar o que já vem sendo feito.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: