Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisa Mostra Metade dos Republicanos Apoiando a Invasão

8 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Um artigo publicado no The Economist informa sobre uma pesquisa efetuada pela entidade YouGov, com 1.397 eleitores norte-americanos indicando que 45% dos republicanos apoiavam a invasão do Congresso Nacional. A revista comenta que o quadro deve mudar nos próximos dias, na medida em que sejam divulgadas as diversas versões, com a consumação da vitória dos democratas por decisão dos parlamentares.

clip_image002

Gráficos constantes da matéria publicada no site do The Economist, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Mesmo que ocorram as mudanças de posições dos eleitores norte-americanos, não parece conveniente que a extrema direita representada pelos apoiadores do Donald Trump possa ser subestimada, pois as diferenças com os democratas não foram arrasadoras e o novo governo terá que enfrentar problemas graves de saúde pública, além da ativação da economia dos Estados Unidos, onde recursos estimados em US$ 900 bilhões terão que ser mobilizados. Em contrapartida, há que se considerar também que os grupos que estejam no poder podem divulgar outros dados. Existem parlamentares, começando com a liderança no Congresso, que cogitam medidas responsabilizando o atual presidente pelos acontecimentos chocantes, cujo mandato deveria ir até o dia 20 próximo, o que é difícil de ser alterado a estas alturas.

Tanto nos Estados Unidos como no resto do mundo, muitos ficaram chocados com a inusitada invasão do Congresso, estimulada por Donald Trump e seus seguidores, o que pode mudar a posição de muitos republicanos. Mas há uma realidade insuperável que é a profunda divisão daquele país, entre republicanos e democratas, que não seria conveniente que fosse ignorada.

A política costuma ser dinâmica em qualquer país, havendo possibilidades de significativas mudanças nos próximos meses nos Estados Unidos. Todos esperam que elas sejam em direção das tradições democráticas e, pelos principais nomes já anunciados dos ministros e outras autoridades já experientes em outras funções, o novo governo dá sinais que aumentam as esperanças.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: