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Plano Japonês de Aumento da Exportação de Produtos Rurais

1 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Agricultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image001Como a população japonesa não cresce e envelhece, o Japão precisa aumentar a sua exportação de produtos rurais, pois seu mercado interno só cresce modestamente. O primeiro-ministro Yoshihide Suga, que é originário da província de Akita, no noroeste do Japão, elabora um plano para aumento da exportação de 27 itens de produtos rurais até 2025. Entre eles, a maçã e outras frutas, frutos do mar como vieiras, carne bovina como o wagyu, tudo chegando a cerca de US$ 12 bilhões adicionais, visando principalmente o mercado asiático.

Província de Akita no Japão, famosa pelo cão com este nome

Esta província de Akita está com a população estagnada e aumentando os seus idosos. O atual primeiro-ministro Yoshihide Suga nasceu lá e está elaborando um plano para aumentar a produção de produtos rurais, visando a sua exportação, principalmente para os países asiáticos mais próximos. Como é uma região bastante fria, sua produção de maçã é boa, podendo ser colocada no mercado externo como outras frutas, como os morangos de elevada qualidade, produzidos em vinil house.

Sua produção de frutos do mar, como as vieiras, também podem ser exportadas, além da famosa carne bovina wagyu, considerada uma das melhores do mundo. O plano do governo elaborou uma clip_image003lista de 27 itens, cujas exportações serão estimuladas, inclusive com a produção de chá de elevada qualidade.

O cão Akita é famoso no mundo, mas como existem relativamente poucas famílias, é preciso preocupar-se com a sua consanguinidade, que aumenta as possibilidades de doenças

A carne wagyu da região é boa, porém de preço elevado e planeja-se torná-la mais popular e acessível. Também a produção de saquê para exportação está sendo cogitada. A produção de arroz é limitada, mas a sua qualidade permite que seja usada para a produção do saquê de alto nível.

Numa economia como a japonesa atual, é preciso encontrar formas de se viabilizar alguns produtos que se destacam pela sua elevada qualidade, que tenham possibilidade de ser colocado no mercado externo. Difere em muito do que acontece em economias em desenvolvimento, como a brasileira, que podem almejar explorar também a quantidade, com parte colocada no mercado interno.



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