Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Prioridades Brasileiras

18 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

A natureza da economia, em qualquer país, é que as necessidades sejam superiores às possibilidades de atendê-las. De onde nascem as escolhas das prioridades, que costumam ser diferentes para cada grupo que esteja no poder. No momento, o governo que está no comando do Brasil prefere a política que dê a eles maiores oportunidades de continuar nesta situação, pela sua reeleição para um novo mandato. Mas como o país é maior que o governo, existe muitos que entendem ser prioritário contar com um grupo de auxiliares no governo que, além de bons conhecimentos, também disponham de experiências de execuções dos programas dentro da realidade atual.

O presidente eleito nos Estados Unidos, Joe Biden, parece dar um bom exemplo por estar estruturando uma equipe de governo com personalidades experientes que já tenham exercido funções semelhantes em administrações anteriores, o que aumenta as possibilidades deles enfrentarem com maior sucesso a difícil situação presente.

clip_image002

Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, anuncia os principais nomes de sua equipe de governo

Tanto o Brasil como os Estados Unidos são países com grandes extensões territoriais, que apresentam problemas diferentes pelas suas diversas regiões geográficas. Conhecer suas realidades locais, com populações com muitas características próprias pelas suas formações, não é uma tarefa fácil, tanto mais quando estes conhecimentos decorrem somente de leituras acadêmicas. As reações dos grupos humanos a qualquer medida governamental podem ser diferentes, não somente pelos estados como por municípios, inclusive do ponto de vista político.

Apesar do governo brasileiro contar com a participação de economistas com boas formações universitárias, até no exterior, seus conhecimentos da realidade brasileira pela vivência parecem insuficientes. Além de contarem com um presidente que enfatiza ter conhecimentos pessoais, nem sempre com base científica, como no caso da pandemia do coronavírus, que se tornou um grave clip_image003problema mundial. Com seu comportamento populista, abusa no direito de contar com auxiliares que sejam fiéis às suas ideias. A qualquer diferença com suas posições, ele promove mudanças como ocorre com frequência no cargo de ministro da Saúde.

Presidente Jair Bolsonaro, que enfatiza suas visões pessoais e populistas

O que vem sendo ocorrendo em alguns países é o longo preparo de recursos humanos em cursos especializados para trabalharem no serviço público havendo variados tipos de carreiras, nos quais são promovidos pelos seus méritos. Eles não costumam depender da lealdade às convicções pessoais de quem esteja no comando do governo. Tudo indica que estes sistemas funcionam com maior eficiência, permitindo fixar mais claramente o que seja prioritário para o país.

Muitos programas exigem longos tempos para a sua maturação, não podendo se esperar resultados imediatos. Mas, na medida em que governos fixem claramente as prioridades, pode ocorrer um ponto de inflexão nas tendências, proporcionando perspectivas para novos resultados no futuro.

O Brasil dispõe de condições favoráveis para a expansão das energias não poluentes, como solares e eólicas, e, em vez de importar da Ásia equipamentos que contam com componentes como os aços brasileiros, poderia firmar condições competitivas para produzi-los localmente. Poderia aumentar a produção local de produtos agropecuários exportáveis, mediante o aumento de sua produtividade. Poderia aperfeiçoar substancialmente a infraestrutura para a exportação e melhorar a preservação de suas florestas, até com o uso do crédito de carbono proveniente do exterior. Entre muitos outros investimentos provocados pelas novas condições criadas pelas profundas mudanças ocorridas no mundo pelas recentes crises.

Tendo auxiliares capazes de introduzir inovações na política econômica para estas e outras oportunidades, poderia voltar a registrar crescimentos mais significativos, criando empregos para os milhões de atuais desempregados. Com uma visão mais ousada de membros do governo, poderia criar uma perspectiva mais promissora para todos os brasileiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: